Níveis de dificuldade dos percursos GT!

Níveis de dificuldade dos percursos GT!


A Green Trekker, com o intuito de clarificar os seus clientes quanto aos Níveis de Dificuldade das suas Caminhadas, elaborou uma escala de dificuldade que pretende facilitar a escolha das mesmas por parte dos seus clientes. O objectivo é que através da descrição dos Níveis de Dificuldade, os clientes possam escolher a Caminhada que mais se adequa ás suas capacidades físicas e experiência em Caminhadas.
É importante reter que qualquer escala de Níveis de Dificuldade é sempre muito subjetiva e é meramente indicativa. A escolha da caminhada mais adequada a cada cliente, pertence em exclusivo a cada um e deve ser feita de forma consciente e de acordo com as suas capacidades físicas, técnicas e psicológicas.
Nível 1: Fácil
Acessível a todos, incluindo crianças com mais de 10 anos e que estejam habituadas a caminhar. O percurso realiza-se em terreno maioritariamente plano e pouco acidentado, sem grandes dificuldades técnicas e físicas. Poderão existir alguns desníveis e distâncias a percorrer um pouco mais longos, mas regra geral serão acessíveis à grande maioria das pessoas.
Nível 2: Moderado
Acessível a todos aqueles que, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar. No percurso poderemos encontrar alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais difícil e acidentado. Em alguns casos as distâncias a percorrer poderão ser maiores, mas a dificuldade técnica será reduzida.
Nível 3: Exigente
Para estas caminhadas é necessária experiência prévia em caminhada e os participantes devem estar em boa forma física. No percurso poderemos encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil em algumas zonas do percurso. A duração da Caminhada poderá ser mais extensa, as distâncias a percorrer maiores e o ritmo imposto superior (menos paragens).
Nível 4: Difícil
Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.
Nível 5: Muito Difícil
Destinado a quem tem bastante experiência em Caminhar e uma excelente condição física. A resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso são preponderantes. O percurso pode apresentar desníveis muito acentuados e dificuldades técnicas significativas. Em alguns casos poderão ser necessários equipamentos e ferramentas específicas para vencer alguns obstáculos. A duração e a extensão da Caminhada, bem como o seu ritmo podem ser bastante elevados

Patrícia Cabral - 12 Março, 2017