Guias & Parceiros GT

João Sá Nogueira

João Sá Nogueira

Espírito aventureiro…
O gosto pelas caminhadas surgiu há mais de 15 anos e desde então nunca mais parou de subir e descer montanhas em Portugal, Espanha, Norte de África, Sudeste Asiático e tantos outros lugares recônditos por esse mundo, fora das grandes rotas turísticas. Este aventureiro tem uma paixão pela natureza e vida ao ar livre mostrando-se sempre pronto a partir de mochila às costas. Através da Green Trekker partilha com amigos e novos adeptos os seus conhecimentos no terreno, guiando-o por muitos dos trilhos que já conhece de olhos fechados.
Miguel Vilardebó

Miguel Vilardebó

Alma de desportista…
Migas, como é conhecido entre os amigos, tanto pode estar a esquiar na Serra Nevada, a fazer Windsurf na Foz do Arelho ou a descobrir um novo trilho na Serra de Gredos. Sempre acompanhado pela sua amiga Duka é um adepto dos Trekkings em autonomia e gosta de testar os seus limites. Praticante desta modalidade há mais de dez anos tem percorrido com João Sá Nogueira, outro dos elementos do Green Trekker, o país de Norte a Sul. No seu dia-a-dia dedica o seu tempo livre aos passeios na natureza e ao desporto de aventura. Sempre de mochila às costas o medo é uma coisa que não lhe assiste.
Patrícia Cabral

Patrícia Cabral

Paixão pelas viagens
Esta jornalista de viagens descobriu a paixão pelo trekking e desde então ficou rendida a este vício que nos faz partir de mochila às costas para qualquer lado. De Santiago de Compostela à Serra de Bejar, da Madeira ao Gerês ou à Serra da Estrela os caminhos percorridos já foram muitos. Apesar de ser a mais nova do grupo nestas andanças já passou no “teste” de resistência e tornou-se numa Trekker todo o terreno.
Ivo Meco

Ivo Meco

Segredos da Biologia e da Geologia
Ivo Meco é professor de Biologia e Geologia e um profundo apaixonado pelo mundo da Botânica. Sócio da Sociedade Portuguesa de Botânica e da Liga dos Amigos do Jardim Botânico, lançou este ano o seu primeiro livro: “Jardins de Lisboa: Histórias de Espaços, Plantas e Pessoas”. Na cidade ou no campo, há já alguns anos que realiza visitas guiadas e saídas de campo para explorar o mundo das plantas. Sejam autóctones, exóticas, herbáceas ou arbóreas, todas as plantas guardam curiosidades à distância de serem descobertas numa pequena pausa, um olhar atento e uma boa conversa.
Rodrigo Viana Machado

Rodrigo Viana Machado

Aventura como modo de vida
Nascido no meio urbano ninguém sabe bem onde Rodrigo foi buscar o seu gosto pela aventura, natureza, e os grandes espaços que desde cedo o levaram a explorar primeiro o seu país e depois a partir para o mundo. Desportista nato, iniciou-se na natação descobrindo rapidamente que os desportos na natureza e de aventura era onde se sentia completo e realizado. Veio assim a canoagem, o ciclismo de montanha, a escalada o alpinismo, as longas corridas pela montanha e inevitavelmente as caminhadas, primeiro como atividade de fim-de-semana e mais tarde como meio de viajar. Rodrigo tem esta capacidade de juntar desporto, lazer e atividade profissional em uma só e assim sentir-se completo. Desde escalar montanha nos Himalaias a descer rios de kayak, passando pelas viagens autónomas de bicicleta pela Europa e travessias solitárias em áreas remotas, a mochila esta sempre pronta seja para partir à descoberta de uma qualquer zona no globo seja para uma caminhada de algumas horas, a vontade e o prazer são sempre os mesmos. Estando profissionalmente nos últimos 15 anos ligado a atividades com marcas e desportivas e de aventura, faz dele um verdadeiro expert no que toca ao aconselhamento ao nível dos equipamentos para a prática de diversas modalidades.

Parceiros GT

Filipa Heitor

Filipa Heitor

Caminhadas Temáticas
Sou bióloga e completamente apaixonada pelos segredos da natureza, que ando sempre a tentar desvendar. Depois de alguns anos a fazer investigação, decidi começar a partilhar a minha paixão pela ciência e pela natureza com os outros, realizando visitas guiadas e atividades pedagógicas para público de todas as idades. De tubarões a veados, de animais domésticos a plantas dos quatro cantos do mundo, esta minha opção profissional levou-me a saber um pouco de tudo e a querer saber cada vez mais. Com a Green Trekker, vou dar-vos a conhecer muitos dos segredos da natureza já descobertos pelos cientistas e outros que só cada um de nós pode descobrir por si, quando usamos plenamente os nossos sentidos e nos deixamos tocar por aquilo que nos rodeia.
Fernanda Botelho

Fernanda Botelho

Caminhadas temáticas
Quando fazemos uma caminhada pela natureza nem imaginamos a riqueza da flora que nos envolve… Plantas, ervas, arbustos, flores e árvores têm propriedades medicinais que desconhecemos mas que podem ser de extrema utilidade no tratamento de uma picada de mosquito ou de um desarranjo intestinal. Mezinhas caseiras e ancestrais que fazem do estudo das plantas uma área de grande interesse para biólogos, investigadores e autodidactas. Para conhecermos melhor a natureza a Green Trekker convidou a Fernanda Botelho, uma apaixonada pela terra, e autora de livros como Hortas e Jardins Medicinais, Uma mão Cheia de Plantas que curam, As Plantas e a Saúde, entre outros, a acompanhar-nos nalgumas das nossas caminhadas e a transmitir esse saber aos nossos participantes. Junte-se a nós nesta descoberta e partilha de conhecimentos!
Vasco Rodrigues

Vasco Rodrigues

Tradutor de Paredes
Nasci à sombra da Assembleia da República mas foi debaixo do sol de Carcavelos que descobri uma das minhas maiores paixões: a Arte Urbana. Dei com ela quando estava a despontar em Portugal e desde então transformou-se em mais do que uma salutar obsessão, é já um estilo de vida! Acredito que o conhecimento que adquiri - sobre as pessoas, as obras e o seu contexto - é para partilhar, e nada melhor que um passeio ao longo desta Lisboa maravilhosa, onde a cada esquina pode aparecer algo produzido por um iniciante ou um nome maior do mais recente capítulo da Enciclopédia que é a História da Arte. Já me chamaram “Tradutor de Paredes” mas o que sou é um eterno apaixonado pelas ruas e pela forma como nela são deixadas mensagens, na maioria das vezes indecifrável ao comum cidadão, mas que agora ficará um pouco mais “legível”.
Zé Cruz

Zé Cruz

Contador de Estórias
«Tendo crescido com o mar e a serra como horizontes, foi com naturalidade que o contacto com o natureza tivesse assumido um papel fundamental na minha, logo desde a infância. A reboque da paixão pelos desportos de ar livre, vieram as primeiras viagens e com elas as primeiras montanhas e os trekkings em autonomia. Pelo caminho, uma licenciatura em Arqueologia e uma vida guiada pelo fascínio da descoberta, dos sítios e das pessoas, ajudaram a aguçar o gosto pelas caminhadas e pela procura de locais recônditos. É através da Green trekker que irei partilhar convosco essa paixão e levar-vos a conhecer a história e as estórias que cada recanto guarda».
Diogo Sá Lima

Diogo Sá Lima

Alma de Minhoto
Natural de Ponte de Lima no coração do verde Minho, é logicamente um apaixonado por natureza. Praticante de BTT e Trekking, é a subir montanhas que se sente em casa. Com uma queda natural para trilhas longas e de forte componente psicológica, saboreia como ninguém também uma caminhada mais leve, relaxada e divertida. Com dezenas de trilhos percorridos e fotografados no Parque Nacional Peneda Gerês assim como em todo o Minho, é certamente uma mais valia para quem quiser conhecer os seus segredos em conjunto com a GreenTrekker. "
Felisberto Tavares

Felisberto Tavares

Paixão pela montanha
Sempre fui um apaixonado por natureza, mas foi numa aventura de vários dias em Cabo-verde, a caminhar entre os montes da Ilha Santiago e as extraordinárias paisagens da ilha da Boavista, que a minha relação com os espaços naturais se transformou num amor que cultivo através da escalada, do pedestrianismo e do montanhismo. O meu nome é Felisberto ou Felis, e quando não estou a caminhar ou a dançar, as artes visuais são as metáforas que escolho para explorar o mundo que me rodeia.
Inês Roseta

Inês Roseta

Sintonia entre corpo e mente
Inês, apaixonada desde cedo por desporto, pela natureza, e pela vida, comecei a praticar Ashtanga Yoga em 2013 e descobri, imediatamente, uma nova paixão, só comparável à ligação de quase 15 anos que mantive com o Karate. A prática diária fez-me tão bem que tinha de partilhar. Iniciei a minha formação em Yoga Baby e Yoga Kids na Escola Sunshine Yoga. Curso de Formação em Yoga com Marco Peralta - Certificado Internacionalmente pela Yoga Alliance Professionals . Mentorship program dirigido por Isa Guitana, pioneira do Ashtanga Yoga em Portugal. Participei e participo em diversos workshops com professores de renome internacional certificados e autorizados pelo Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Yoga
Raquel Policarpo

Raquel Policarpo

Amante da História e de viagens
Amante da História e de viagens e faladora por natureza, tornei-me arqueóloga por acaso e acabei por adorar todos os desafios e recompensas desta profissão. Criei a Time Travellers com a Inês e sou a parte criativa da chafarica, assim como especialista residente em passeios como a Lisboa Medieval e a Lisboa dos Cravos, para além das minhas preferidas viagens à Lisboa Romana ou Islâmica! Sempre pronta para andar, falar, e para um bom café, sou uma boa companhia para explorar Lisboa e Portugal, enquanto conto as histórias das personagens que por cá andaram ao longo dos tempos!
Ines Ribeiro

Ines Ribeiro

O meu coração é fiel à Arqueologia Romana
Sempre sonhei em ser arqueóloga e viver aventuras como o Indiana Jones! Depois de muito escavar pelo país, criei a Time Travellers com a Raquel e agora dedico-me a garantir que esta se mantém organizada e com bom aspecto, graças às minhas competências de designer amadora. O meu coração é fiel à Arqueologia Romana mas, como boa lisboeta que sou, também me tornei perita nos passeios sobre os Santos e as Mulheres de Lisboa. Passear comigo é uma experiência cheia de simpatia e amor por esta cidade onde nasci e cresci!
André Ferreira

André Ferreira

Segredos da Mitologia
Natural de Santa Comba Dão, André Ferreira aos 11 anos teve o primeiro encontro com um livro infantil de Mitologia Clássica. Desde então, a paixão por essa temática permaneceu. Entre leituras, pesquisas e investigações, aprofundou os seus conhecimentos na área sobre o mundo fascinante de deuses, heróis e outras personagens incríveis. Pelo caminho uma licenciatura em Biologia e Geologia (tudo a ver!). Todavia o ensino despertou-lhe o gosto pela aprendizagem fora das portas da sala de aula, através de caminhadas pelo campo mas sobretudo pelas ruas da cidade. Em 2007 apaixona-se por Lisboa, cidade que adotou para trabalhar, viver e para explorar. A capacidade de análise, a curiosidade e o gosto pelo decifrar permitiram-lhe perceber que Lisboa estava impregnada de algo que sempre gostou. Museus, palácios, teatros, faculdades, cinemas, cafés, fachadas de edifícios, jardins, ruas, fontes, pavimentos … estão impregnados de Mitos Clássicos que passam muitas vezes despercebidos ao mais comum dos mortais. Descodificar os códigos iconográficos do Mundo fascinante da Mitologia Clássica só por si já é um desafio. Partilha-lo com a família Green Trekker é ainda mais enriquecedor.
Diogo Oliveira

Diogo Oliveira

Vida selvagem através da lente
Diogo Oliveira, biólogo e fotógrafo de natureza, colaborou com vários projetos LIFE na zona do Alentejo. Percorre Portugal com a máquina às costas para fotografar a beleza da nossa fauna e das nossas paisagens. As suas fotografias foram publicadas em várias revistas e jornais, e ilustram vários livros, “Atlas de Morcegos de Portugal” e “As Aves do Jardim Gulbenkian”. Recentemente lançou o seu primeiro livro “Guia de Fauna da Tapada da Ajuda”. Lontras, abelharucos, piscos, cagarras, golfinhos, cobras, salamandras, borboletas, tudo fica registado na sua máquina. A biologia abriu-lhe as portas deste mundo mágico, que agora procura partilhar com o mundo.
José Carlos Mogas

José Carlos Mogas

Explorador, gosto pelo desconhecido.
Desde miúdo que me apaixonei pela caminhada na Natureza e pela vida ao ar livre. Foi nos Escuteiros que descobri o prazer de explorar o desconhecido, de descobrir novos caminhos, de ir a sitios onde poucos vão. Foram muitos os Km percorridos de mochila ás costas com ajuda de uma bússula e de uma carta militar. Ficou a paixão, a experiência, o conhecimento sólido das regras de orientação e segurança, o espirito de grupo e aventura. Desde então nunca mais parei. Não importa se faz sol, não importa se faz vento, não importa se chove. Pode parecer estranho para alguns, mas para mim, caminhar á chuva é uma das melhores experiências que se pode ter. “Quem caminha apenas quando faz bom tempo, perde metade da experiência. Talvez até a melhor metade” (ERLING KAGGE – A Arte de Caminhar). Cada caminhada é uma oportunidade para conviver, partilhar emoções, ensinar o que sei, aprender com quem sabe, dar e receber. As pessoas são o elemento mais importante da caminhada. Gosto da dinâmica de cada grupo. São experiências sempre diferentes, sempre enriquecedoras.
João Neto

João Neto

Do BTT para o Trekking
“Apaixonado pela natureza e pela exploração de novos trilhos e territórios, após umas incursões pelo Todo Terreno, foi com naturalidade que me dediquei à prática do BTT e do Trekking. Seja partilhando experiências vividas ou explorando novos caminhos nunca me canso de conhecer novas pessoas e amigos.
Carlos Loff

Carlos Loff

Paixão pela fotografia
Carlos Loff nasceu em Moçambique e aos 7 veio viver para o campo no Norte de Portugal. Em 1990 tirou o Semestre de Iniciação à Fotografia na AR-CO e desde então a paixão desenvolveu-se, a par do gosto pelo outdoor e experiência em comunicação e organização de grupo. Licenciou-se em Geografia na Universidade de Lisboa em 1998, curso que complementou fortemente os conhecimentos e actividades viradas para o outdoor, quer em ambiente urbano. A partir de 2009 decidiu dedicar-se em exclusivo ao ensino da Fotografia, juntando as qualificações de Fotógrafo, Formador, Geógrafo e Ambientalista, o que se reflectiu na Comunidade de Ensino Prático da Fotografia - Clicsboa - www.meetup.com/clicsboa - onde até ao momento leccionou os mais variados workshops temáticos. Aliando agora as suas experiências à Filosofia da Greentrekker, é com a paixão de sempre que Carlos Loff quer contribuir para as melhores experiências explicativas e fotográficas dos habituais e novos participantes.
Emanuel Ribeiro

Emanuel Ribeiro

Biólogo explorador
Desde que se lembra que o contacto com o campo e a natureza faz parte do dia-a-dia. Foi esta paixão que o levou a formar-se em biologia e a especializar-se em ornitologia. Desde então a observação de aves, as viagens e a incessante procura de recantos naturais fazem parte integrante do seu percurso tanto profissional como pessoal. O gosto pelas viagens leva-o a percorrer vários países procurando os melhores caminhos para conhecer gentes, culturas, paisagens e animais. É a partilhar trilhos, caminhos, experiências e aventuras que tudo faz ainda mais sentido. Com a Green Trekker vai partilhar os seus conhecimentos e experiências desvendando um pouco dos segredos dos animais e plantas que surjam no caminho. Venha daí, há um mundo inteiro a descobrir!
Alberto Mesquita

Alberto Mesquita

Amante da Natureza
Desde miúdo que percorre a pé as serras do Gerês, Estrela, Lousã, Candeeiros, Caramulo e tantas outras. Apaixonado pela fotografia, que cumpre a função de alimentar a memória desses momentos e lugares e permitem a esperança de que se conservem, porque só se preserva o que se gosta e só se gosta quando se conhece. Defende a opinião de que a Natureza, tem valor e direitos intrínsecos, não dependentes da sua utilidade prática ou económica. Deseja que as caminhadas da Green Trekker possam desenvolver a consciência ecológica que existe em cada um de nós, por mais funda ou reprimida que esteja. Nascido no Porto, alternando entre Coimbra e Lisboa nos dias que correm, convicto de que não somos do lugar em que nascemos ou vivemos, mas sim, onde fomos felizes. “Il faut qu’on se dépêche, si on veut encore voir. Tout est en train de disparaître.” Paul Cézanne
Luís Matias

Luís Matias

Natureza&Fotografia de maõs dadas
Fotógrafo de profissão, o fascínio pela natureza sempre esteve presente. Os tempos livres eram passados em passeios de BT e mais tarde surgiu o gosto pelas caminhadas e a vontade de descobrir novos trilhos.... Para um Fotógrafo apaixonado pela Natureza, o mundo inteiro é uma galeria de arte que temos de explorar. Agora com a Green Trekker vai combinar estas duas paixões!
Henrique Delgado

Henrique Delgado

O gosto pelo desafio
Técnico de exercício físico e treinador é no meio da natureza que se sente bem. O gosto pelas caminhadas nasceu no tempo de escuteiro. Praticante de BTT, conhece os trilhos como a palma da mão. O verde e o azul são o seu habitat natural. É por entre folhas, flores, ramos, troncos, o piar das aves e os sons das quatro estações que gosta de guiar quem o queira acompanhar para conhecer a naturalidade das terras que conhece.