Por Trilhos da Trafaria

Por Trilhos da Trafaria

17
Set
- Trekking

A 17 de Setembro, sábado, vamos explorar um trilho que nos leva entre as praias da Caparica e a Trafaria. Entre os pontos altos destaca-se a subida ao Monte da Raposeira com vistas fantásticas.


Localização

17
Set
-
09:00

Ponto de encontro: Estação Fluvial de Belém Transtejo - 1300-598 Lisboa (10h00 Estação Fluvial da Trafaria)

Coordenadas GPS
Lat: 38°41'42.17"N
Long: 9°11'54.81"W

Hora de Fim
14:30 (17-Set-2022)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 17 Set

Percurso

O nosso encontro far-se-á em dois locais, ás 9h00 em Lisboa na Estação fluvial de Belém ou para os residentes na Margem Sul, ás 10h00 na Estação fluvial da Trafaria. Assim o nosso dia começa com a sempre linda travessia do Tejo para os que vêm da margem norte e reunido o grupo na margem sul, a nossa caminhada inicia-se na vila e seguindo ao longo da foz do Tejo, iremos atravessar os bairros de São Pedro da Trafaria e do Segundo Torrão e caminhando depois pela praia chegaremos ao bairro piscatório da Cova do Vapor onde os mais gulosos poderão deliciar-se com uma “Famosa”, bolas de Berlim típicas deste local e os mais encalorados com um mergulho no mar. Seguimos atravessando a mata de São João e encontraremos assim a única mas longa e árdua subida de todo o percurso, que nos compensará com as suas incríveis vistas sobre o mar. Vencido este desnível estaremos no alto da arriba e a caminho do complexo arquitetónico militar, composto pelas Baterias de Alpena e da Raposeira. este complexo bélico contruído entre 1893 e 1911, encontra-se abandonado e em ruinas sendo no entanto merecedor da nossa visita onde poderemos ainda encontrar 3 peças de artilharia. Do alto do Monte da Raposeira iremos descer de volta à Vila da Trafaria, outrora considerada a Biarritiz portuguesa, por ser uma estância balnear predilecta da “população burguesa” da capital. São desse tempo algumas vivendas que ainda hoje existem, recuperadas e com fachadas de azulejos e telhados inclinados, inspirados nos chalets suíços que então se associavam às férias.

Deve Levar

Água 1,5 litros, calçado apropriado (botas ou sapatos de caminhada) vestuário adequado á meteorologia do dia e farnel. Fato de banho
Dificuldade
2
Moderado
Duração
4h 30m
Distância
11Km
Desnível
229m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado


Reservas Fechadas!

10,00
Por Pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de Responsabilidade Civil
Licença RNAAT nº 508/2014 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro
Bilhete de barco travessia do Tejo / Belém – Trafaria (ida e volta) (Bilhete simples 1,25€ + cartão VV 0,50€)
Refeições
Outros não especificamente descritos como incluído
Nº Mínimo de Participantes: 9

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

A data de reserva deste evento foi ultrapassada, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...