Pelos trilhos e aldeias tipícas de Lazarim no Carnaval

Pelos trilhos e aldeias tipícas de Lazarim no Carnaval

17
Fev
- Trekking

A 17 de Fevereiro, terça-feira de carnaval, propomos algo diferente. Vamos caminhar e conhecer um dos mais genuínos carnavais do nosso país. Caminhando pelas encostas da ribeira de Tarouca vamos passar por zonas agrícolas, vinhas, linhas de água e pequenas florestas e conhecer as pitorescas aldeias de Mazes, Parafita e Lazarim onde andam à solta demónios, caretos e senhoritas.


Localização

17
Fev
-
10:00

Ponto de encontro: Em frente ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica na aldeia de Lazarim, Lamego .

Coordenadas GPS
Lat: N 41º 01’ 52,96’’
Long: W 7º 50’ 40,17’’

Hora de Fim
14:00 (17-Fev-2026)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Terça - 17 Fev

Percurso

Com início no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, na aldeia de Lazarim, o nosso percurso leva-nos ao longo das margens da ribeira de Tarouca, subindo ligeiramente a encostas de socalcos verdejantes. Continuamos a subida até à aldeia de Mazes, onde a paisagem se altera, ficando mais austera e dominada por matos e afloramentos rochosos. Ao chegarmos ao alto da serra, teremos umas vistas incríveis sobre estas montanhas interiores, peculiarmente trabalhadas pelas suas gentes. Continuamos em direção à aldeia de Parafita e continuamos sempre a descer até regressarmos a Lazarim, onde nos esperarão “caretos” e “senhoritas”. A festa continua por entre demónios, diabretes e outros mascarados conhecendo a enraizada tradição do entrudo de Lazarim.

Deve Levar

Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h
Distância
15Km
Desnível
666m
Francisco Mendes
Guia:
Francisco Mendes


Faça Já A Sua Reserva

20,00
Por pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno;
Seguro de acidentes pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
Licença RNAAT n.º 1414/2016 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro;
Refeições;
Outros não especificamente descritos como incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 10

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 3: Exigente - Para estas caminhadas é necessária experiência prévia em caminhada e os participantes devem estar em boa forma física. No percurso poderemos encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil em algumas zonas do percurso. A duração da Caminhada poderá ser mais extensa, as distâncias a percorrer maiores e o ritmo imposto superior (menos paragens).

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 10 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Caso pretenda a emissão de recibo com o número de contribuinte, deverá facultar o mesmo ao guia no ato de pagamento.

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar