Parque Natural do Lago de Sanabria - O Reino do Lobo Ibérico

Parque Natural do Lago de Sanabria - O Reino do Lobo Ibérico

06
Nov
- Trekking
- Internacional

De 6 a 9 de Novembro rumamos ao norte de Espanha para explorar um dos seus mais bonitos Parques Naturais, conhecido pela sua grande concentração de Lobos Ibéricos, Corsos, Gamos e pelos imensos bosques de carvalhos e castanheiros. Sanabria caracteriza-se também pelas suas montanhas das quais se destacam Peña Trevinca (2.127m) e Peña Surbia (2.089m), que poderemos admirar bem de perto em toda a sua imponência. Venha disfrutar de paisagens únicas e relaxar ao final do dia em boa companhia, sentado à mesa e com um copo de vinho na mão.


Localização

06
Nov
-
21:00

Ponto de encontro: Posada de Pedrazales, Calle Barrio Medio, 56, 49361 Pedrazales, Zamora, Espanha

Coordenadas GPS
Lat: N42° 6'57.39"
Long: W 6°40'7.48"

Hora de Fim
16:00 (09-Nov-2025)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Quinta - 6 Nov

Boas-vindas

Chegada à Posada de Pedrazales onde ficaremos hospedados 3 noites.
Sexta - 7 Nov

Vale de Tera e Peña Trevinca

Percurso

Começamos a nossa caminhada junto à Laguna dos Peces a uma altitude de 1.700m. Daqui tomaremos a Ruta Clássica que nos levará a Vale de Tera. Aqui a paisagem é radicalmente diferente, pois a vegetação predominante é a Urze, a Giesta, a Carqueja e o Tojo, tudo vegetação rasteira. O terreno está coberto de erva que acumula bastante água, pelo que uma botas impermeáveis e umas perneiras fazem mais sentido do que nunca. Passaremos pela Laguna da Ventosa e assim que começamos a entrar no Vale de Tera começamos a ver a represa de Vega del Conde. Ai tomaremos contacto com toda a imponência do Vale de Tera em toda a sua plenitude. Comprido e com curvas largas e suaves, é na sua largura que ele mais impressiona. Com vários refúgios de montanha nas suas encostas, passaremos junto ao refugio Vega del Conde e faremos a nossa paragem para almoçar no Refúgio Riopedro. É aqui que melhor podemos contemplar a Peña Trevinca, o ponto mais alto do Parque Natural. Aí apanharemos a GR84 que nos levará de volta á Laguna dos Peces, a cerca de 5km.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
15Km
Desnível
550m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sábado - 8 Nov

Cascata e Lagoa de Sotillo

Percurso

Neste dia começamos a nossa caminhada no Pueblo de Sotillo de Sanabria. Começamos este trilho passando junto de um impressionante Castanheiro centenário e mergulhando num bosque de Carvalhos, que só nos abandonará depois de passarmos pela Cascata de Sotillo. Vamos subir todo o vale do Rio das Trutas mergulhados num cenário digno de um qualquer conto e fadas. O som da água e dos pássaros e a imensidão de Carvalhos que nos rodeiam, faz-nos esquecer que a qualquer momento podemos ver uma manada de corsos a saltar por entre os carvalhos – temos que ir atentos e em silencio. O Azevinho é também uma constante neste vale e que nos vai acompanhando até que a começamos a ouvir ao longe – a Cascata de Sotillo. É a parte mais ingreme do trilho, aquela que nos leva até á imponente Cascata de Sotillo. Continuamos a subir até à Lagoa com o mesmo nome, passando pelos prados de Las Cabriteñas. Da Lagoa de Sotillo começamos a descer em direção ao vale que nos trouxe para cima e o cenário mantem-se, mas agora com outra luz, que nos permite disfrutar do percurso de uma forma diferente. É altura de estarmos atentos novamente, para vermos alguns Corsos e Gamos.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
7h
Distância
14Km
Desnível
650m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Jantar de Grupo

Domingo - 9 Nov

Centro Lobo Ibérico

Percurso

Este será o ultimo dia do nosso programa, mas nem por isso o menos interessante. Vamos visitar o Centro do Lobo Ibérico logo pela manhã e depois almoçaremos e visitaremos a Puebla de Sanábria Ao inicio da tarde faremos o regresso a nossas casas

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
1
Fácil
Duração
5h
Distância
2Km
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Informações Adicionais

Os programas de Fim de Semana, Expedições e Grandes Viagens Green Trekker tem como objetivo, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.

Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.

Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.


Faça Já A Sua Reserva

390,00
Por pessoa em quarto duplo
440,00
Por pessoa em quarto single
O Preço Inclui:
3 noites de alojamento com pequeno-almoço na Posada de Pedrazales
1 jantar de grupo;
3 passeios pedestres, conduzidos por guia GT;
Seguro de acidentes pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
O Preço Não Inclui:
Transporte de ida e volta até ao ponto de encontro;
Deslocações para os percursos;
Outras refeições.
Nº Mínimo de Participantes: 6

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 14 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso email .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar