Percurso
A nossa caminhada inicia-se no parque de estacionamento da Ermida e do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, um conjunto edificado de grande relevância histórica. Da época romana, fazem parte quase todos os muros atualmente visíveis neste local, e que são vestígios de uma villa romana fundada durante a segunda metade do século I a. C.
Partimos em direção à aldeia de Faião e Cabrela pela Rua dos Moinhos, percorrendo terrenos agrícolas, até alcançarmos a Cascata de Armés, agora com um bom caudal. Continuamos o nosso percurso ao longo das margens da Ribeira da Cabrela, um dos principais afluentes do Rio Lizandro, até à Ponte Romana. O nosso percurso desenvolve-se ao longo da linha de água numa paisagem de densos bosques, onde predominam os choupos, salgueiros, carvalhos e outras espécies ribeirinhas. Caminhamos até ao ponto de convergência da Ribeira da Cabrela e do Rio Lizandro, para depois iniciarmos a desafiante subida para a Aldeia de Broas, abandonada há mais de 40 anos. A topografia do terreno onde esta aldeia se insere, apresenta várias elevações cónicas, ou broas, daí o nome da aldeia.
Faremos uma pausa para recuperar energias debaixo do grande Freixo rodeado de bancos de pedra, onde a população se reunia para conviver.
Continuamos o nosso percurso pela Estrada Romana que ligava Odrinhas a Faião, passando por Almorquim. Iniciamos depois outra desafiante subida em direção aos três Moinhos do Funchal, localizados num ponto alto de onde poderemos observar os vales e campos agrícolas circundantes.
De regresso ao ponto de encontro, e para quem quiser, faremos um Picnic partilhado no final para prolongar o convívio, aproveitando o relvado e a sombra do jardim da Ermida de São Miguel.
Deve Levar
Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Bastões de caminhada