Percurso
O nosso percurso começa junto ao Moinho de Avis, no Alto da Lagoinha, que se eleva a sudoeste da Serra de Montejunto, a cerca de 370 metros de altitude. Esta crista, juntamente com a Serra, constitui a primeira barreira geográfica significativa a receber os ventos regulares que sopram da orla atlântica. Os moinhos de vento construídos nesta região foram, até há poucas décadas, essenciais para a moagem dos cereais provenientes dos férteis terrenos agrícolas de Alenquer e Cadaval.
Ao longo do nosso trajeto pela colina do Alto da Lagoinha em direção ao Penedo dos Ovos, teremos a oportunidade de nos deslumbrar com as vistas sobre a Serra de Montejunto, os vastos vales circundantes e, se as condições meteorológicas permitirem, o mar e as Berlengas ao largo de Peniche. Passaremos por belos exemplares de moinhos, campos de vinhas e pelo antigo Convento da Visitação, agora totalmente restaurado e convertido em Turismo Rural.
Descemos depois por um vale repleto de campos cultivados, contornando as aldeias de Avenal e Pereiro, e seguimos em direção à Tojeira, onde faremos uma pausa nas mesas de piquenique do Centro de Recuperação de Animais Selvagens.
A seguir, enfrentaremos uma subida acentuada até ao Alto da Lagoinha e às escarpas de Montejunto, retomando, então, o caminho de regresso.
No final, de volta ao ponto de partida, teremos a oportunidade de visitar o Curral do Burro e prolongar o convívio.
Deve Levar
Água (1L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.