De Santa Luzia ao Poço Negro

De Santa Luzia ao Poço Negro

New!
22
Jul
- Trekking

A 22 de Julho, sábado, a nossa peregrinação será à Princesa do Lima - Viana do Castelo. Com encontro no santuário de Santa Luzia, onde se situa um dos mais espetaculares miradouros do país, vamos percorrer os trilhos de Santa Luzia à descoberta das idílicas lagoas do Poço Negro e do Cascudo e das as suas vertiginosas cascatas, passando pela pitoresca aldeia de S. Mamede.


Localização

22
Jul
-
10:00

Ponto de encontro: Em frente à Basílica de Santa Luzia

Coordenadas GPS
Lat: N 41.701291
Long: W -8.834733

Hora de Fim
15:30 (22-Jul-2023)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 22 Jul

Percurso

A concentração será em frente ao monumental santuário de Santa Luzia, onde as vistas são consideradas pela National Geographic Magazine como "um dos mais belos panoramas do mundo". A vista da cidade, das suas pontes, da foz do Rio Lima, da praia do Cabedelo, orlada do branco da espuma das ondas ao beijar a areia, de Areosa e da linha arredondada do horizonte, nos confins do Atlântico, abrirão o "apetite" para uma das mais fascinantes caminhadas que a região oferece. Depois das fotos, rumamos à aldeia de S. Mamede, passando pelas ruínas da Aldeia Velha, que lhe deram origem. Um percurso com muita sombra, no meio de uma vegetação luxuriante. Ao longo do trilho apreciaremos as ruínas das casas abandonadas que vão salpicando a montanha, onde o verde foi tomando posse, reclamando para si aqueles locais outrora ocupados pelo homem. Destas construções faz parte a "Casinha do Avião", um antigo posto militar da Segunda Guerra Mundial, situado no Alto do Frade, onde deveria ter funcionado um radar, que acabou por nunca ter sido ativado. De S. Mamede, o destino serão os impressionantes Poço Negro e Poço do Cascudo, dois acidentes geológicos do Ribeiro do Pego, que transformaram o local numa verdadeira atração. As lagoas verdes e profundas são vistas de cima, do trilho panorâmico, e assemelham-se a duas pérolas. Descendo até às mesmas, o rugido da cascata, mais suave no verão, estarrece os visitantes. É a natureza no seu pleno! Retoma-se o caminho pelo mesmo trilho, em cerca de 1500 metros, onde se apanha o percurso dos "Canos de Água", um monumento, no seu todo. Trata-se de um alinhamento de blocos graníticos furados (em forma de cano), ao longo de vários quilómetros, por onde era conduzida a água de abastecimento da cidade, até ao depósito situado nas Ursulinas. Na sua parte final, passaremos pelos espetaculares arcos do Fincão, que se destacam no seio da paisagem. Este trilho é de uma beleza extraordinária, sendo maioritariamente percorrido sob as frondosas árvores da montanha de Santa Luzia, com o sopro da brisa marítima a refrescar o caminho.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, protetor solar (apesar de ser um trilho maioritariamente feito com sombra), roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel. Mesmo no verão, este percurso tem muitas zonas com água.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
5h 30m
Distância
15Km
Desnível
1900m
Carlos Sousa Castro
Guia:
Carlos Sousa Castro


Reservas Fechadas!

10,00
Por Pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno
Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro de Responsabilidade Civil
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro
Outros não especificamente descritos como incluídos
Nº Mínimo de Participantes: 6

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

A data de reserva deste evento foi ultrapassada, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...