Caminho de Hierro - Entre carris túneis e pontes

Caminho de Hierro - Entre carris túneis e pontes

New!
20
Nov
- Trekking

De 20 a 23 de Novembro junte-se à GT para um fim de semana único onde vamos percorrer o famoso Trilho das Pontes, também conhecido por caminho de Hierro e que atravessa uma linha desactivada de caminho de ferro. 


Localização

20
Nov
-
21:00

Ponto de encontro: Hotel Freixo Douro Superior

Coordenadas GPS
Lat: 41°05'25.8"N
Long: 6°48'42.3"W

Hora de Fim
16:00 (23-Nov-2025)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Quinta - 20 Nov

Boas vindas e Briefing

Sexta - 21 Nov

Caminho de Hierro - Entre carris túneis e pontes

Percurso

Transformado em trilho pedestre, após encerramento aos comboios em 1985, esta via férrea que prolongava a linha do Douro do lado português até Salamanca. Obra grandiosa da engenharia do século XIX. São 17km deste trilho de puro desafio e deslumbramento. Com início junto ao Douro e foz do Rio Águeda, Muelle Fluvial de Vega Terrón. Numa sucessão de 10 pontes e 19 túneis, em alguns deles colónias de morcegos aqui habitam. Grande parte deste percurso e após o túnel 3, passa pelas encostas escarpadas do Rio Águeda do lado espanhol avistando paisagens de cortar e suster a respiração, aves tais como o abutre do Egipto, águia real e grifo, que aqui fazem deste local a sua casa, do outro lado do rio, rio que é fronteira, Trás-os-Montes do lado português, beleza sem igual. Um verdadeiro desafio percorrer este trilho de pedra, água e ferro, num ecossistema único.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.

Informações Adicionais

Não aconselhável a quem sofra de vertigens e claustrofobia
Dificuldade
2
Moderado
Duração
6h
Distância
17Km
António Manuel Ribeiro ( Titó )
Guia:
António Manuel Ribeiro ( Titó )
Sábado - 22 Nov

Trilho do Contrabando – Miradouros e Escarpas do Douro

Percurso

É no Miradouro do Contrabando, já com vislumbres do Douro e as escarpas que o ladeiam, aqui tem início a caminhada, situado nas proximidades De Hinojosa de Douro. Percorremos a parte alta do trilho por caminhos de serventia às explorações agrícolas aqui existentes, dedicadas a criação de gado bovino, com o objetivo da produção de queijo típico da zona. Descemos em direção ao leito do rio, agora os trilhos largos dão lugar a um estreito trilho de passagem única. Estamos mesmo junto ao espelho de água. O terreno íngreme já se faz sentir. Começa a subida encosta a cima, a paisagem à volta que já era deslumbrante, a cada passo mais magnífica se torna. Rodeados de azinheiras e outro arvoredo aqui comum, chegamos ao Miradouro de la Peña la Vela. Algumas construções remetem-nos para um tempo de pastoreio ancestral aqui praticado. Com a sensação que os nossos olhos, antes não viram esta tamanha maravilha da natureza, altas escarpas, um hino ao xisto. O leito do rio, a outra margem do lado português com as quintas onde predominam as vinhas. É contemplar com a vontade de terminar o trilho e por outro lado querer ficar.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
5h 30m
Distância
16,5Km
Desnível
1109m
António Manuel Ribeiro ( Titó )
Guia:
António Manuel Ribeiro ( Titó )

Jantar de grupo

Domingo - 23 Nov

Rota do Mazouco

Percurso

Iniciamos o percurso na típica aldeia de Mazouco, marcada pela paisagem única e misteriosa desta região, onde o rio Douro é elemento principal, num palco serrano de grande e rara beleza, de vertentes onde o xisto impera e de vistas panorâmicas de beleza única. Um dos pontos mais emblemáticos deste percurso, a gravura rupestre de um cavalo, conhecido como o cavalo de Mazouco, foi considerado um importante vestígio da arte rupestre, tendo sido a primeira estação de arte rupestre a ser descoberta em Portugal em 1981. Ao longo do percurso podemos ainda ver, alguns monumentos religiosos de pequena dimensão mas de importância histórica.

Deve Levar

Água (2L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
5h
Distância
15Km
Desnível
1205m
António Manuel Ribeiro ( Titó )
Guia:
António Manuel Ribeiro ( Titó )


Faça Já A Sua Reserva

400,00
Por pessoa - Quarto Single
330,00
Por pessoa - Quarto Duplo
O Preço Inclui:
3 noites com pequeno- almoço no Hotel Freixo Douro Superior
1 Jantar de grupo
Bilhete de acesso ao Caminho de Hierro
Guia GT no terreno
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de responsabilidade civil
O Preço Não Inclui:
Refeições
Transporte até ao ponto de encontro
Outros não descritos especificamente como incluídos
Nº Mínimo de Participantes: 6

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 13 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso mail .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar