Caminhar e Mergulhar na Serra do Soajo - PNPG

Caminhar e Mergulhar na Serra do Soajo - PNPG

New!
16
Jul
- Trekking

De 16 a 19 de julho, ao longo de três dias de caminhadas, exploramos o coração da Serra do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, seguindo diferentes trilhos de montanha que atravessam bosques densos, vales encaixados e ribeiras de águas cristalinas. Os percursos levam-nos ao longo do rio Adrão e a locais emblemáticos como as Lagoas da Travanca, o Poço Negro e o Fojo da Cabrita, onde os mergulhos refrescantes fazem parte da experiência.Uma proposta de verão que alia caminhadas de dificuldade média, natureza e água, pensada para viver a serra com tempo, tranquilidade e espírito de grupo.


Localization

16
Jul
-
20:00

Meeting point: Hotel Fonte Velha rua do Plácido de Vasconcelos 27, 4980-637 Ponte da Barca

Finish Time
16:00 (19-Jul-2026)
The event finish time is just an approximation. This time may change according to conditions and participants.

Open map
Thursday - 16 Jul

Boas vindas e Briefing no Hotel Fonte Velha ***

Friday - 17 Jul

Lagoas de Travanca e Rio Vilela

Route

O nosso trilho inicia-se junto às Lagoas da Travanca, seguindo depois pelo vasto carvalhal que acompanha o rio Ázere, entre lameiros verdejantes e os campos agrícolas de Bostelinhos. Ao longo do percurso atravessamos a povoação de Vilela de Lajes, de carácter marcadamente rural, onde os antigos caminhos empedrados, cobertos de musgo, conduzem entre espigueiros e cortes tradicionais de apoio ao gado. A caminhada termina num ambiente verdadeiramente especial, com a travessia da mata do Mezio, um bosque encantado, fresco e sombrio, perfeito para caminhar em pleno verão e encerrar o percurso em harmonia com a natureza.

You Should Take

Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel. Fato de banho toalha e chinelos
Difficulty
3
Exigente
Duration
6h 30m
Distance
14Km
João Sá Nogueira
Guide:
João Sá Nogueira
Saturday - 18 Jul

Fojo da Cabrita

Route

Este trilho tem início na aldeia de Oucias, hoje totalmente recuperada para o turismo, e conduz-nos por antigas calçadas de montanha até uma sucessão de pastagens de altitude, onde é frequente observar as grandes manadas de garranos da serra em liberdade. Ao longo do percurso visitamos o Fojo da Cabrita, uma antiga armadilha comunitária utilizada para a caça ao lobo, testemunho marcante da relação ancestral entre o Homem e a serra. A caminhada prossegue em descida até à aldeia da Lombadinha, regressando depois ao ponto de encontro através de uma agradável sucessão de bosques sombrios e caminhos tradicionais.

You Should Take

Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel. Fato de banho toalha e chinelos
Difficulty
3
Exigente
Duration
6h
Distance
13Km
Climb
500m
João Sá Nogueira
Guide:
João Sá Nogueira

Jantar de Grupo

Sunday - 19 Jul

Os Poços do Soajo

Route

Partindo junto aos Espigueiros do Soajo, o percurso desce em direção à Ponte da Ladeira, uma pequena joia escondida na paisagem natural, que atravessa o rio Adrão. A caminhada prossegue até ao Miradouro de Cunhas, de onde se abre uma ampla vista sobre o serpenteante rio Lima. Seguindo pelas encostas da serra, o trilho revela alguns dos locais mais refrescantes e selvagens da região: as cascatas e piscinas naturais do Poço das Canejas, bem como as convidativas águas do Poço do Bento e do Poço Negro, pontos ideais para pausas prolongadas e mergulhos revigorantes. O regresso faz-se por caminhos de montanha, culminando novamente na aldeia do Soajo, após um dia pleno de natureza, água e caminhada.

You Should Take

Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel. Fato de banho toalha e chinelos
Difficulty
3
Exigente
Duration
5h
Distance
9Km
Climb
530m
João Sá Nogueira
Guide:
João Sá Nogueira


Reservations Closed!

410,00
Por pessoa em quarto duplo
530,00
Por pessoa em quarto single
Price Includes:
Guia GT no terreno;
3 noite no Hotel Fonte Velha *** - Ponte da Barca
1 jantar de grupo
Seguro de acidentes pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil
Price Does Not Include:
Transporte até ao ponto de encontro;
Transporte para o inicio dos trilhos;
Refeições;
Outros não especificamente descritos como incluído.
Min. Participants Number: 6

Reservations Closed!

Sorry! :(

The reservation date for this event was surpassed, so we can't accept any more reservations.

View Other Events...