Vilas Berberes e Cume do Toubkal - Trekking em Marrocos Atlas Central

Vilas Berberes e Cume do Toubkal - Trekking em Marrocos Atlas Central

03
Jun
- Montanhismo
- Trekking
- Internacional

Um incrível trekking que nos levará pelo torno do ponto culminante da África do Norte, o Jbel Toubkal, cruzando aldeias e convivendo com o povo local ao mesmo tempo que desfrutamos das vistas das grandes cadeias montanhosas do Atlas. Faremos a ascensão ao cume do Toubkal (4167m) num dia que será inesquecível e de superação pessoal de cada um. Descobriremos ainda a forma como vive o povo berbere conhecendo e aprendendo os seus costumes e tradições ao mesmo tempo que desfrutamos da sua hospitalidade. Uma oportunidade para conhecer outras culturas e visitar aldeias onde vive o povo bérbere.


Localização

03
Jun
-
00:00

Ponto de encontro: Aeroporto de Marraquexe

Abrir mapa
Sábado - 3 Jun

Receção no aeroporto de Marraquexe

Percurso

Dormida em hotel Transfer do aeroporto para hotel escolhido, resto do dia livre.
Dificuldade
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Domingo - 4 Jun

Marrakech, Matate, Toudite pass, Tiziane 1800 m.

Percurso

Dormida casa berbere ou acampamento – Alimentação tudo incluído – Duração: Caminhada 4h30h Cedo, pela manhã saímos de Marrakech a 470 m de altitude de autocarro até Asni a 1100 m. Paramos nesta pequena cidade para ultimar as compras necessárias para a nossa expedição. Seguimos para Aguersioual a 1700 m, onde iremos encontrar a nossa equipa que nos acompanhará por toda a semana. Este nosso staff será composto por um cozinheiro, carregadores e respetivas mulas que transportarão as nossas bagagens de campo em campo, ao longo do nosso percurso. Iniciamos aqui o nosso trekking em direção à aldeia de Matate, de onde seguimos pelo trilho das mulas por uma floresta onde eventualmente iremos almoçar antes da atacarmos a passagem de Toudite aos 2350 m de altitude. Lá em cima iremos descansar e desfrutar de uma espetacular vista. Agora sempre a descer passamos pela vila berbere de Id Aissa caracterizada pela sua terra de cor vermelha e continuamos a descer para Tiziane onde iremos pernoitar em uma casa Berbere ou na indisponibilidade desta, acampamos.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h 30m
Desnível
650m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Segunda - 5 Jun

5 Jun - Tiziane 1800 m, Tizgui n Tikkent 1800 m.

Percurso

Dormida casa berbere ou acampamento – Alimentação tudo incluído – Duração: Caminhada 5h00 O nosso dia começa cedo caminhando pelo curso de um rio até atingirmos os 2400m de altitude da passagem de Teouti, sensivelmente 2 horas depois. Neste local e depois de um descanso iremos descer até ao Oasis de wall cruzando os abrigos dos pastores e por aqui faremos uma paragem onde o nosso cozinheiro irá preparar o almoço. Já reconfortados, seguimos o trilho das nossas mulas até à vila berbere de Tizgui n tikkent. Depois de alojados faremos uma visita a vila mais bonita de todo o nosso percurso e onde existem muitas lojas berberes.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
5h
Desnível
800m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Terça - 6 Jun

6 Jun – Tizgui 1800 m, passo de Tougdalte 2700 m, Azib n Tamsoulte 2270 m.

Percurso

Dormida acampamento – Alimentação tudo incluído – Duração 6h00 De novo partindo cedo, a nossa caminhada inicia-se por um incrível trilho de mulas e onde cruzaremos inúmeros berberes que usam este percurso para até oas campos de cultivo. Em cerca de 2H30 chegaremos ao passo de Tougdalte a 2700 m. Aproveitaremos a vista espetacular sobre as montanhas à nossa frente para descansar e recuperar antes de descermos pela floresta até ao vale de Azaden, onde iremos almoçar junto do rio. De tarde e subindo por uma colina chegaremos a Tamsoulte local do nosso acampamento.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Desnível
900m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Quarta - 7 Jun

7 Jun - Azib n Tamsoulte 2270m, passo de Aguelzim 3450 m, campo base do Toubkal 3200 m.

Percurso

Dormida acampamento – Alimentação tudo incluído – Duração 6h00 O dia inicia-se já pelas montanhas profundas do atlas numa caminhada onde as aldeias e os campos dão lugar agora às cascatas e vistas deslumbrantes desta cordilheira. Ao atingirmos o passo de Aguelzim aos 3400 m de altitude, seremos recompensados pelo cenário incrível destas montanhas incluindo a vista do topo do Toubkal mesmo à nossa frente. Desceremos depois até ao nosso acampamento base, onde descansaremos toda a tarde e preparamos a nossa ascensão do dia seguinte.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Desnível
900m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Quinta - 8 Jun

8 Jun – Cume do Toubkal 4167 m, regresso ao campo base 3200m, noite em Imlil 1750 m.

Percurso

Dormida acampamento – Alimentação tudo incluído – Duração 9h00 A fim de evitar o local demasiado frequentado por muitos trekkers e desfrutar de um local confortável e chuveiro quente e ao mesmo tempo irmos já dormir a uma altitude mais baixa, propomos subir aos 4167m do cume do Toubkal 4167 m e depois descer não só até ao campo base mas sim continuar e terminar na vila de Imlil a 1750 m. Assim daremos início ao nosso longo dia e à nossa ascensão ainda de madrugada. Estimamos cerca de 4 horas para atingirmos o cume aos 4167 m de altitude. Esta ascensão não é técnica e sim um trekking peak, não requer equipamento específico e será necessário apenas o equipamento que já usamos regularmente nos nossos trekkings invernais. Depois da inscrição o nosso guia irá estar sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida e inclusive fornecer uma lista de equipamento aconselhado. Faremos pequenas paragens regulares até atingirmos o topo, e se o tempo for favorável, poderemos apreciar a vista e desfrutar deste local com calma e sem pressas. Se o tempo não permitir a nossa estadia no cume será curta tendo em conta a segurança e bem-estar de todos no grupo. A Descida efetuar-se-á pelo mesmo trilho por onde subimos e após umas 2 horas estaremos de novo no campo base onde iremos descasar e almoçar. Após este período e já recuperados desceremos até à vila de Imlil 1750 m, local ideal e com boas condições para descansar e relaxar depois de um grande dia de conquista e superação pessoal.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
9h
Desnível
1100m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Sexta - 9 Jun

9 Jun – Imlil 1750m , passo de Tamaert 2300 m, Ikkis 1800m, Aguersioual 1700m, Marrakech

Percurso

Dormida hotel – Alimentação pequeno-almoço e almoço – Duração 6h00h Iniciamos a caminhada deste dia em direção à passagem de Tamaert a 2300 m. Aqui contemplaremos uma linda vista sobre o vale de Imenane e o vale de Misane, Continuamos sempre a descer a colina até chegarmos à vila de Tineghrine e daqui até à grande vila berbere de Ikkis. Atravessamos o rio Imenane e a passagem de Aguersioual e descemos a encosta até à vila berbere de Aguersioual (nosso ponto de partida há 6 dias), almoçamos e o nosso autocarro virá nos buscar para uma viagem de cerca de 1 hora até Marrakech, onde chegaremos durante a tarde.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Desnível
850m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Sábado - 10 Jun

10 Jun - Dia livre em Marraquexe

Percurso

Dormida no hotel – Alimentação Pequeno-almoço O dia é livre na cidade cor de ocre, obrigatório deambular pela famosa praça Jemaa el-Fna e explorar a Medina ao ritmo de cada um. Poderá visitar o Jardin Majorelle inspirado nos jardins islâmicos e que alberga cerca de 3000 espécies botânicas. À noite desafiamos a participar no jantar de despedida na praça Jemaa el-Fna que, entretanto, se transformou num gigantesco restaurante ao ar-livre.
Dificuldade
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Domingo - 11 Jun

11 jun - Voo de Regresso

Percurso

Alimentação pequeno-almoço Transfer hotel para o aeroporto e voo de regresso á cidade de origem.
Dificuldade
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado

Informações Adicionais

  • Botas de caminhada;
  • Calçado para caminhar na água;
  • Saco-cama;
  • Casaco corta-vento Impermeável;
  • Chapéu e/ou bandarra para cabeça;
  • Gorro e luvas quentes;
  • Roupas frescas e leves de secagem rápida;

Boa forma física!

Esta viagem é acessível á maioria dos viajantes, não requer conhecimentos técnicos de montanha, no entanto não deixa de ser uma viagem de caminhada com algum grau de exigência física.

Para um disfrute completo aconselha-se os participantes a efetuaram alguma preparação atempadamente. Poderão melhorar a sua performance e efetuar um treino de endurance, correndo 2x semana ou caminhando ao fim de semana 4 a 5 horas carregando uma mochila de 5 a 8 kg.

Aqui pode encontrar algumas dicas e cuidados a ter com a sua saúde antes e durante as suas viagens.

Algumas das viagens Green Trekker, são efectuadas em locais e zonas do globo onde os cuidados de saúde não seguem, por norma, os padrões ocidentais ou sofrem com problemas de saúde específicos da zona, e que por isso mesmo necessitam, por parte de quem viaja, de uma prevenção feita antes da sua partida.

Deixamos aqui alguns contactos que podem ser úteis para preparar a sua viagem no que toca aos cuidados de saúde.

Zona do Porto
Centro de Saúde dos Guindais (consulta de viajante)

Consultas e vacinação, com marcação prévia.
Atendimento: 

  • Segunda e terça-feira - das 14 às 17h30
  • Quarta, quinta e sexta-feira - das 9 às 13 horas

Morada: Avenida Rodrigues de Freitas n.º 108
Tel.: 222 002 540

Zona Centro
Coimbra - Serviço de Sanidade Internacional

ACES Baixo Mondego I - Unidade de Saúde Pública
Rua Capitão Salgueiro Maia - Topo Norte Edifício Centro de Saúde Santa Clara - 3040-006 Coimbra
Telefone: 239 802 111
E-mail: 

Zona Grande Lisboa
Clínica de Medicina Tropical e do Viajante

Morada: Av. Liberdade, 129 - 7ºD - Lisboa
Tel.: 213 225 622 Fax: 213 225 668

Hospital Curry Cabral
Rua da Beneficência, 8 1069-166 Lisboa
Telefone: 217 924 322
Consultas e vacinação, com marcação prévia, por telefone ou presencialmente.

  • Consulta: de segunda-feira a quinta-feira, das 14 às 16h30. Deve realizar-se 4 a 6 semanas antes da data prevista para a viagem.
  • Vacinação: de segunda-feira a quinta-feira, das 10 às 11h30.
  • Documentos necessários: Cartão do Utente, Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e Boletim de Vacinação.

Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Morada: R. Junqueira, 96 1349-008 Lisboa
Tel.: 213 652 600 Fax: 213 632 105
E-mail:  Link: http://www.ihmt.unl.pt

Consulta do Viajante em Telemedicina
Apartado 1047 EC Paço de Arcos 2771-901 Paço de Arcos, Portugal
E-mail: 
Site: http://www.consultadoviajante.com

Cartão Europeu de Seguro de Doença
Para viagens dentro da comunidade europeia aconselhamos que possua o este cartão.
Mais informação: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htm

Organização Mundial de Saúde
Neste site pode ficar a par das ultimas noticias respeitantes a doenças e epidemias emergentes em várias partes do mundo através dos relatórios. Pode ficar a saber também das vacinas necessárias ou de outro tipo de profilaxia necessária para viajar pelas mais diversas partes do mundo.
Link: Organização Mundial de Saúde

É DE FULCRAL IMPORTÂNCIA CONSULTAR O MÉDICO ANTES E DEPOIS DE VIAJAR

Mal da Altitude

O que é o Mal da Altitude?
Dores de cabeça, náuseas e vómitos aparecem porque o volume de oxigénio presente no ar que se respira começa a rarear. Desta forma, para manter os níveis exigidos ao organismo, o coração acelera o seu ritmo, bombeando o sangue com maior frequência a todas as partes do corpo, minimizando assim a falta de oxigénio. O ácido acetilsalissilico, presente na Aspirina e no Aspegic, por exemplo, ativa a circulação sanguínea facilitando o trabalho da hemoglobina, e fazendo desaparecer os sintomas do mal de altitude mais rapidamente. Teoricamente todos podemos sofrer do mal de altitude se subirmos acima de 2500 metros e sobretudo se essa subida for repentina. Na maioria dos casos os sintomas desaparecem passadas 24 ou 36 horas, no entanto, se os sintomas continuarem deverá avisar o guia que decidirá qual será o procedimento mais adequado. Nestas situações deverá repousar e descer para uma cota mais baixa, o mais rapidamente possível.

Como posso minorar as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha?
A boa forma física é um factor preponderante para reduzir as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha, ou seja, alguns meses antes da viagem deve praticar algum desporto que melhore a sua resistência aeróbica. Caminhar com frequência, subir e descer escadas (eliminar elevadores) serão boas formas de adquirir maior resistencia. A motivação psicológica, por vezes supera o esforço físico.

Se adoecer durante a viagem, o que é que me acontece?
Depende do local onde se encontra. Para a sua viagem deverá fazer um seguro de assistência em viagem que cubra controlo médico, despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização. Se estiver na montanha, estará sempre na companhia de um guia experiente que saberá ponderar a situação, ajudá-lo, e em caso de necessidade evacuá-lo o mais rapidamente possível.

Tenho que ter algum cuidado especial com a água que bebo nestas viagens? E com a comida?
Dependendo do destino, ter uma posição cautelosa perante os alimentos e a água é muito importante para que possamos evitar complicações, sobretudo quando se viaja para destinos tropicais, remotos e com reduzidas condições sanitárias. Assim, todos os alimentos que não estejam cozinhados ou que não se possam descascar, água (inclui o gelo) e leite não pasteurizado são potenciais veiculos e causadores de doença. Nunca devemos beber água da torneira e descasque sempre os frutos antes de os comer.

É de extrema importancia que todos os viajantes tenham em sua posse e actualizados os seguintes documentos:

  • Passaporte em vigor com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de saída do país visitado.
  • O Visto tem um custo de 50€ (+ 5€ pelo formulário) e pode ser tratado no aeroporto de Kathmandu à chegada ou poderá também tratar de obter o seu visto, antes da viagem no Consulado do Nepal em Lisboa - Av. Miguel Bombarda, n. 133,6-E - 1050-264, Lisboa -  - Tel: +351 213 555 345 - Tel: +351 969 190 919
  • 1 fotografia formato passaporte, (sem muita diferença com a fotografia do passaporte)
  • 2 fotografias tipo passe para a permissão de trekking a entregar localmente - Não são válidas fotocópias a cor.
  • Todas as pessoas deveram ter actualizada toda a sua documentação pessoal, (bilhete de identidade, documentação militar, autorização para menores, vistos, certificado de vacinas e outros eventualmente exigidos).

A Green Trekker declina qualquer tipo de responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao cliente num país estrangeiro, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que tal situação acarretar.

Viagens na União Europeia:
Para viagens dentro da União Europeia deverão ser possuidores dos seguintes documentos - Passaporte, B.I ou Cartão do Cidadão Para assistência médica devem ser portadores do Cartão Europeu do Seguro de Doença
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

Viagens fora da União Europeia
Devem ser portadores do Passaporte, Visto se necessário e BI ou Cartão de Cidadão
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

As Grandes Viagens Green Trekker tem como objectivo, tal como o nome sugere, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência  e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.

880,00€ (sup. Ind. + 20,00€/noite hotel) - Voos desde 250,00€ (valor indicativo)


Faça Já A Sua Reserva

880,00
Por Pessoa
O Preço Inclui:
• Acompanhamento de Guia Português (Rodrigo Machado);
• Guia local certificado de montanha;
• Transferes do aeroporto ao hotel e hotel aeroporto;
• Tendas e colchões;
• Todas as refeições desde o almoço do Dia 02 até ao almoço do Dia 07;
• Hotel em Marraquexe: Quarto e pequeno-almoço 3 noites;
• Viagem de carro ao início do Trekking e volta do final do Trekking a Marraquexe;
• Mulas e carregadores: 1 mula para cada 2 pessoas;
• Água engarrafada
O Preço Não Inclui:
• Voo Internacional
• Todas as bebidas extras e/ou refrigerantes em Trekking
• Refeições em Marraquexe;
• Todas as gratificações para: guia, motorista, cozinheiro, muleteiros;
• Se mulas extras: caso de fadiga, possível doença. 15 Euro/dia/mula;
• Visitas extra (ex. estúdios Ouarzazate, Jardim Marjorelle, museus, etc);
• Qualquer outro valor extra não mencionado;
• Seguro de viagem
Nº Mínimo de Participantes: 5

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 7 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso mail .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar