Brama dos Veados no Vale Nogueira - Serra da Lousã

Brama dos Veados no Vale Nogueira - Serra da Lousã

New!
22
Set
- Trekking

A 22 de Setembro, Domingo, vamos explorar o Vale de Nogueira na Serra da Lousã - um lugar mágico com a sua vegetação autóctone e as suas manchas de cedros, carvalhos e castanheiros. Nesta época poderemos escutar a Brama dos Veados e quem sabe cruzarmo-nos com algum...
 


Localização

22
Set
-
10:00

Ponto de encontro: Largo da Capela, Vale de Nogueira, Lousã

Coordenadas GPS
Lat: N 40° 05' 37.5"
Long: W 8° 15' 38.2"

Hora de Fim
14:30 (22-Set-2019)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Domingo - 22 Set

Percurso

O percurso inicia-se com uma descida até à ribeira da Fórnea a qual nos irá, a partir daí, conduzir ao longo de uma subida acentuada. Seguiremos por um vale belíssimo com vegetação autóctone e muito diversificada, tirando partido da sua sombra. Já perto do ponto mais alto do percurso, iremos retemperar forças no Terreiro das Bruxas, local envolto por uma certa mística. A parte seguinte da caminhada desenvolve-se por entre grandes manchas de cedros e pinheiros-silvestres em harmonia com carvalhos e castanheiros. Até este ponto, não obstante a beleza do percurso, a probabilidade de avistarmos veados, é diminuta. Mas tudo muda a partir do momento em que abandonamos a floresta densa e entramos em zonas mais agrestes e de largas vistas; é nesta altura que o uso de binóculos se pode revelar muito útil. O caminho que seguiremos está optimizado de modo a aumentar a probabilidade de avistamento destes cervídeos embora tal não seja garantido. Ainda que esta seja a época da brama, um verdadeiro espectáculo da natureza, tal ocorre predominantemente durante a noite e madrugada. Nesta altura, estaremos já em franca descida e, mais para o final, seguiremos por entre pinhais onde existe também uma forte possibilidade de avistar alguns dos mais de 3000 veados que se estima existirem actualmente na Serra da Lousã, descendentes dos 120 que entre 1995 e 2004 foram reintroduzidos com enorme sucesso por meritória iniciativa da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro.

Deve Levar

Deve levar: Água (1,5 L), chapéu, roupa para caminhar, protector solar, calçado apropriado e farnel. Caneca para beber o chá (não fornecemos copos por motivos ambientais).

Informações Adicionais

Regras especiais:

- recomendamos que leve binóculos

- deve ser evitado o uso de perfumes no dia da caminhada

- deve evitar usar roupa com cores garridas durante a caminhada
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h 30m
Distância
13Km
Desnível
700m
Alberto Mesquita
Guia:
Alberto Mesquita

Faça Já A Sua Reserva

10,00
Por pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno;
Seguro de Acidentes Pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
Licença RNAAT n.º 1414/2016 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro;
Refeições;
Outros não especificamente descritos como incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 10

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 3: Exigente - Para estas caminhadas é necessária experiência prévia em caminhada e os participantes devem estar em boa forma física. No percurso poderemos encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil em algumas zonas do percurso. A duração da Caminhada poderá ser mais extensa, as distâncias a percorrer maiores e o ritmo imposto superior (menos paragens).

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 12 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar