Pitões das Júnias a pérola do Gerês

Pitões das Júnias a pérola do Gerês

Esgotado
16
Maio
- Trekking

De 16 a 19 de Maio, estaremos no Parque Nacional da Peneda e Gerês, para conhecermos uma das aldeias,mais bonitas de Portugal. Diz o povo local que se há noite o homem uivar os lobos respondem do cimo dos picos rochosos que guardam a aldeia de Pitões da Júnias. Os grandes carvalhais, que se estendem a perder de vista e os seus verdejantes prados. Com um contraste de paisagens bastante relevante, se de um lado temos um agrestes picos do Maciço central da Serra do Gerês, do outro temos o infinito Planalto da Mourela e a vizinha aldeia de Tourém com fortes influências raianas, aqui a Serra é menos agreste mas a altitude continua a ter alguma importância e o pano de fundo é sempre montanhoso.


Localização

16
Maio
-
21:00

Ponto de encontro: Na entrada da Casa de hóspedes Casa do Preto ( Pitões das Júnias - Montalegre )

Coordenadas GPS
Lat: 41°50'28.9"N
Long: 7°56'52.6"W

Hora de Fim
16:00 (19-Maio-2024)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Quinta - 16 Maio

Boas-vindas e Briefing

Chegada ao Hotel/Restaurante Casa do Preto, onde ficaremos hospedados 3 noites (http://www.casadopreto.com/hotel.html).
Sexta - 17 Maio

Pitões das Júnias - Bosques cascatas e miradouros

Percurso

Sairemos da aldeia de Pitões das Júnias rumo a uma zona mais agrícola e pecuária , para perceber qual é um dos maiores sustentos da região. Rapidamente seremos absorvidos por os densos bosques de carvalho negral por entre caminhos antigos, rumo às nossas primeiras cascatas. Pouco depois iniciaremos a nossa subida à Capela de S. João da Fraga, um dos melhores miradouros da zona leste da Serra do Gerês, onde com sorte poderemos observar algumas cabras selvagens assim como corços.

Deve Levar

Água min. 2L, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Botas de Montanha ( muito recomendadas ) Bastões ( Recomendados )
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
13Km
Desnível
650m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sábado - 18 Maio

Os Carvalhos da Mata do Beredo e Santa Maria das Júnias

Percurso

Daremos início ao nosso percurso em Pitões das Júnias, percorrendo caminhos antigos entre enormes carvalheiras que ladeiam as margens da Ribeira do Beredo, percorrendo o seu carvalhal (de Quercus Pyrenaica) o Carvalho que existe maioritariamente nas zonas interiores, ou de montanha, mais aveludado e resistente. Antes disso passamos pelo Mosteiro de Sta. Maria das Júnias que tem os primeiros registos da sua existência no Sec. IX e que foi habitado por monges da ordem de São Bento e mais tarde pelos da Ordem de Cister. Prosseguimos o nosso caminho descendo até à Cascata de Pitões das Júnias e entramos em definitivo no vale que nos leva até ao Fojo do Lobo, já bem perto da Barragem da Paradela e da Aldeia do Outeiro. O vale, banhado pelo Ribeiro Campesino, é um hino à beleza natural que, infindáveis bosques de carvalhos e castanheiros, nos proporcionam. Chegados a ao Fojo do Lobo, armadilha humana para caçar lobos, atravessaremos o rio para o outro lado do vale e retomaremos o nosso caminho de regresso a Pitões das Júnias.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
13Km
Desnível
700m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Jantar de grupo

Domingo - 19 Maio

Ponte da Misarela e do Diabo

Percurso

Também conhecida como a Ponte do Diabo, reza a lenda que a ponte da Misarela surgiu do nada quando um ladrão que fugia da população que o perseguia, vendeu a sua alma ao Diabo em troca de uma ponte que o fizesse passar o Rio que por ali corria furiosamente… O nosso percurso tem inicio na aldeia de Vila Nova, bem junto à Barragem de Salamonde. Descemos o vale em direção ao Rio Rabagão e á ponte da Misarela, construída na idade média, e rodeada por gigantescos blocos de granito e uma imponente cascata fruto de uma queda abrupta do terreno em forma de U. A imponência e a beleza natural deste recanto é tal que nos reterá por alguns momentos neste magnifico local.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
11Km
Desnível
600m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Informações Adicionais

Os programas de Fim de Semana, Expedições e Grandes Viagens Green Trekker tem como objetivo, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.

Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.

Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.


Reservas Fechadas!

330,00
Por pessoa em quarto duplo
400,00
Por pessoa em quarto single
ESGOTADO
O Preço Inclui:
3 noites de alojamento no Hotel Casa do Preto, com pequeno-almoço;
Jantar de sábado
3 passeios pedestres;
Guia GT no terreno;
Seguro de acidentes pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
Licença RNAAT n.º 1414/2016 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro;
Transporte para inicio dos percursos
Outras refeições;
Outros não especificamente descritos como incluído.
Nº Mínimo de Participantes: 6

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

Este evento está esgotado, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...