Pirinéus - Parque Nacional Aigues Tortes - Carros de Foc

Pirinéus - Parque Nacional Aigues Tortes - Carros de Foc

23
Jul
- Montanhismo
- Trekking
- Internacional

De 23 a 30 de Julho venha conhecer um dos locais mais espetaculares para a pratica de trekking nos Pirinéus - Carros de Foc, no Parque Nacional de Aigues Tortes. Paisagens de cortar a respiração, por entre os vários cumes que nos rodeiam, lagos de alta montanha com águas cristalinas, bosques imensos e prados verdejantes, farão deste trekking uma experiencia inesquecível. Junte-se à Green Trekker e conheça um dos Parques Nacionais mais bonitos e conhecidos dos Pirinéus.


Localização

23
Jul
-
18:00

Ponto de encontro: Estação de Esqui de Espot

Hora de Fim
18:00 (30-Jul-2022)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 23 Jul

Recepção de boas-vindas ao grupo

Recepção de boas-vindas ao grupo ao final da tarde. Apresentação do programa, revisão do material e entrega da documentação, fornecida pelo nosso guia Martin Elorza. Nascido em San Sebastian em 1967, o Martin tem mais de 30 anos de experiência em actividades de montanha. Para além de Guia de Alta Montanha, o Martin dá formação a jovens montanhistas que lhe querem seguir as pegadas. Estadia em Salardú, no Xalet Refugi Juli Soler (http://www.refugisalardu.com/es/).
Domingo - 24 Jul

Espot - Refúgio Colomina

Percurso

O nosso dia vai começar bem cedinho em Espot (1.350m). Daqui faremos um percurso incrivelmente bonito, dentro de um gigante bosque de Faias que nos levará até aos primeiros lagos de Ladres (2.023m). Daqui em diante as Faias começam a desaparecer e fica o Pinheiro Negro, forte e robusta arvore conífera que sobrevive todo o inverno, algumas delas completamente soterradas pela neve. Começamos a passar por alguns prados onde teremos oportunidade de ver alguns cavalos. A subida leva-nos então a um dos mais incríveis locais dos Pirineus, ao Lago Torte de Peguera e ao Refugio José Maria Blanc (2.325m) onde ficaremos na penúltima noite antes de descermos novamente a Espot. Daqui seguiremos para o refugio Colomina passando pelo Colo de Saburó e por uma sequencia lindíssima de vários lagos, Negre, Llastra, Cubeto, Cap de Port, Saburó e finalmente o imponentes lagos Frescal e Colomina onde encontraremos o nosso Refugio.

Deve Levar

Mochila de 40 a 50 litros com capa para chuva;
Impermeável (casaco e calças);
Botas de montanha e à prova de água;
Polainas;
Roupa interior térmica e mudas;
Calças de caminhada;
Polar e corta-vento;
Luvas;
Gorro;
Chapéu;
Óculos de sol;
Barras energéticas
Protector solar e labial alto;
Frontal ou Lanterna;
Garrafas ou Camel Bag de 2 litros como mínimo
Toalha de banho
Croks ou Chinelos para os Refugios
Lençol de seda ou algodão
Produtos de higiene
Tampões para os ouvidos

Informações Adicionais

Desnível
+1500 m
- 500 m
Dificuldade
4
Difícil
Duração
8h
Distância
16Km
Desnível
1500m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Segunda - 25 Jul

Colomina ao Lago Llong

Percurso

Deixaremos o nosso refugio bem cedo para uma etapa bastante tranquila e muito bonita que nos levará a passar em vários lagos entre os quais o Torte, Nariolo e Cubieso. Acompanharemos o que resta de uns antigos carris de vagões de transporte de minério que nos levam por entre lagos ao Colo de Dellui (2.577m). Daqui começaremos a descer progressivamente até ao nosso destino. Ao mesmo tempo a paisagem vai-se transformando e dando lugar ao bosque de Pinheiro Negro.

Informações Adicionais

Desnível
+500 m
-900 m
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
12Km
Desnível
500m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Terça - 26 Jul

Do Lago Llong ao Refúgio Saboredo

Percurso

O nosso dia começa num trilho fácil e de pouca pendente que nos levará à volta do lago Llong, para depois começarmos a subir progressivamente, dentro de um bosque que nos levará ao grande Collado Portarro D'Espot (2.430m) onde deisfrutaremos de vistas magnificas sobre todo o Parque Nacional. Depois de começarmos a descer, faremos um desvio para irmos a um magnifico miradouro de onde podemos ver o incrível Lago de San Maurici (1.900m). Daqui subiremos um pouco em pista até passando no Refugio Amitges (2.360m). Faremos aqui uma paragem para descansar e comer. Daqui o trilho complica-se um pouco na subida até ao Colo de Ratera (2.566m), passando no meio de 2 incríveis lagos de águas cristalinas. Este é território dos Sarrios pelo que a sua presença é bastante frequente. No Colo de Ratera faremos um desvio à direita e começaremos a descer em direção ao imponente Circo de Saboredo onde encontraremos de novo vários lagos que nos levarão ao pequeno e acolhedor Refugio Saboredo (2.300m) bem no topo do Vale de Ruda.

Informações Adicionais

Desnível
+1000 m
-750 m
Dificuldade
4
Difícil
Duração
7h
Distância
13Km
Desnível
1000m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Quarta - 27 Jul

Do Circo de Saboredo às Agulhas do Amitges

Percurso

Este será o nosso dia mais tranquilo. De manhã travessaremos os Prados de Saboredo que nos levam ao inicio do vale Senderosa que nos fará subir até ao Colo da Senderosa (2.450m) ladeados pelos dois Grandes Picos de Senderosa (2.700m) e Pishader (2.540m). Daqui faremos uma descida muito bonita com vistas incriveis sobre a conhecida Estancia de Ski de Baqueira Beret e o vale de de Pontarró e Tredós. Rápidamente chegaremos ao Refugio Colomers (2.140m) nas margens do Lago com o mesmo nome. Começamos a subir suavemente passando numa sequencia de lagos lindíssima entre os quais os lagos de Obago e Gargolhes, que nos levará ao Colo de Ratera. Aqui deixaremos as nossas mochilas e faremos a ascensão ao Pico Ratera (2.860m)(Opcional). Passando a o Colo de Ratera começamos a ter vistas magnificas sobre os Picos Els Encantats e o Valle de D'Espot. Passaremos entre os Lagos de Barbs e Munyidera que nos levarão até ao Refugio Amitges, onde dormiremos e poderemos admirar as imponentes Agulhas de Amitges.

Informações Adicionais

Desnível
+700 m
-500 m
Ascensão ao Pico de Ratera +320m de desnível
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h
Distância
11Km
Desnível
700m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Quinta - 28 Jul

Do Amitges ao Lago San Maurici e JMBlanc

Percurso

Este será um dia incrivelmente bonito e com paisagens de cortar a respiração a culminar no spot mais bonito da nossa semana. Começaremos por descer uma pista que já subimos no 3º dia e que nos leva, passando por uma impressionante cascata de Ratera, ao Lago San Maurici e ao Refugio Ernest Mallafré (1.880m) onde pararemos para uma bebida. Daqui em diante subiremos suavemente o impressionante Vale de Monastero que nos fará passar por um conjunto de lindissimos prados no meio de incríveis bosques de Faias e Pinheiro Negro. O percurso tornar-se-á mais difícil assim que nos aproximarmos do Colo do Manastero (2.726m). Passado este Colo faremos uma descida fantástica até chegarmos ao ponto alto da nossa semana, a chegada ao Refugio José Maria Blanc, o icónico refugio que fica rodeado de picos montanhosos e bem no meio do Lago Torte de Peguera. Aqui ficaremos a nossa ultima noite na montanha.

Informações Adicionais

Desnível
+1000 m
-1000 m
Dificuldade
4
Difícil
Duração
8h
Distância
16Km
Desnível
1000m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sexta - 29 Jul

Do Paraíso ao lindo Vale de Espot

Percurso

Hoje será o nosso ultimo dia na montanha e será calmo. Desceremos o mesmo caminho que fizemos no primeiro dia, com algumas variantes e que nos levará ao Vale de Espot onde passaremos a nossa ultima noite e onde festejaremos o final da nossa jornada.

Informações Adicionais

Desnível
-1000 m
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h
Distância
8Km
Desnível
1000m
Martin Elorza
Guia:
Martin Elorza
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sábado - 30 Jul

Regresso a casa


Informações Adicionais

O equipamento é fundamental para tornar a sua viagem mais confortável e segura. O seu equipamento é como um investimento que o vai ajudar, durante a sua viagem, e que lhe valerá em todas (ou quase todas) as situações.

Esta lista descreve todo o equipamento essencial para a sua viagem. Depois de fazer a sua reserva trataremos de afinar alguns pormenores, para que nada falte.

Mochila e Sacos de transporte:

  • Mochila de dia/ trekking de cerca de 40 Litros.

Para os seus Pés:

  • Botas de caminhada impermeaveis - levar um par de atacadores suplentes.
  • Sapatos desportivos, Crocks ou sandálias para uso no acampamento, refúgio ou hotel.
  • Meias de caminhada quentes

Nas Pernas:

  • Calças primeira camada - leggings/colants
  • Calças de trekking - confortaveis e que permitam um bom movimento de pernas
  • Calças impermeáveis.
  • Calções.
  • Polainas/Perneiras

Tronco:

  • Primeiras camadas térmicas
  • T-shirts transpiraveis - manga comprida e manga curta
  • Forro polar 100 e 200 ou casaco de penas fino e leve
  • Casaco impermeável e/ou corta-vento.

Para a Cabeça:

  • Chapéu de sol.
  • Gorro.
  • Gola
  • Óculos de Sol.

Nas Mãos:

  • Luvas de primeira camada e luvas externas quentes e impermeaveis
  • Bastões - são essenciais e são uma grande ajuda.

Outros:

  • Estojo de higiene pessoal - protector solar, protector para lábios, gel de banho, toalhetes humidos, lenços de papel e papel higiénico, pastilhas purificadoras de água, repelente de insectos
  • Tampões para ouvidos
  • Cadeado para trancar o saco.
  • Saco-cama
  • Lençol de seda para usar dentro do saco-cama
  • 1 manta de sobrevivência
  • Toalha de banho de trekking
  • Gel de mãos anti-bacteriano.
  • Bolsa de documentos e dinheiro
  • Tape - fita adesiva resistente, para prender ou remendar
  • Cantil com capacidade para 1,5 L. ou dois de 0,75 L.
  • Lanterna frontal e pilhas alcalinas de substituição.
  • Canivete, tipo suíço.
  • Kit básico de primeiros-socorros - pensos, gases, ligaduras, adesivo, toalhetes desinfetantes, tesoura, etc...

Os programas de Fim de Semana, Expedições e Grandes Viagens Green Trekker tem como objetivo, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.

Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.

Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.


Faça Já A Sua Reserva

880,00
Por pessoa em quarto partilhado
O Preço Inclui:
. 6 Trekkings em montanha conduzidos por Guía de Alta Montanha credenciado UIAGM;
. Guia Green Trekker no terreno;
. 7 noites de alojamento em albergue e pousada em regime de meia pensão;
. Seguro de Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais.
O Preço Não Inclui:
. Transporte até Salardú, no Valle de Aran, e todas as deslocações durante o programa;
. Restantes refeições;
. Outros não especificamente descritos como incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 8

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 14 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso email .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar