Passagem de Ano GT - Aldeia Histórica de Sortelha e Termas do Cró

Passagem de Ano GT - Aldeia Histórica de Sortelha e Termas do Cró

Esgotado
New!
30
Dez
- Trekking

De 30 de Dezembro a 2 de Janeiro vamos rumar a mais uma das nossas Aldeias Histórica de Portugal, Sortelha. O objectivo é fazermos uma passagem de ano inesquecível nas agrestes e selvagens terras Beirãs. Ficaremos instalados no Hotel Rural do Cró de onde sairemos para explorar a Serra da Malcata, as bonitas e tranquilizantes margens do ainda jovem Rio Côa e partiremos em busca das suas nascente, lá bem no alto da Serra da Malcata.


Localização

30
Dez
-
19:00

Ponto de encontro: Cró Hotel Rural - N324, 6324-011 Rapoula do Côa - http://hoteldocro.com/

Hora de Fim
17:00 (02-Jan-2022)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Quinta - 30 Dez

Boa vindas e briefing

Chegada ao Hotel Rural do Cró, onde ficaremos hospedados em regime de Alojamento e Pequeno-almoço durante 3 noites.
Sexta - 31 Dez

Aldeia Histórica de Sortelha

Percurso

No dia de hoje visitaremos uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas de Portugal. Sortelha foi construída por entre fragas e rochedos de granito, tão característicos daquela zona Beirã, com o objetivo de defender aquele território. A Aldeia está muito bem preservada e é por ai que começaremos a nossa caminhada. Deixaremos as suas muralhas para mergulharmos num imenso universo de rochedos e fragas escarpadas "Sortilhas" (em Castelhano) e no cimo das quais foi construída a Aldeia, as suas muralhas e Castelo. Faremos um percurso em torno da Aldeia que nos levará a conhecer o terreno agreste e selvagem, onde predominam os Castanheiros e Carvalhos.

Deve Levar

Água (1,5L), chapéu, roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
Kit de proteção individual (máscara e alcool gel - embora a máscara não seja de uso obrigatório ao ar livre mas pode ser necessário em caso de um acidente em que seja preciso uma maior aproximação dos participantes e do guia)
Bastões de caminhada (nesta fase não se pode partilhar bastões bem como outro equipamento de uso individual)

Informações Adicionais

Green Trekker como empresa Safe & Clean segue as diretrizes do governo e recomendações emanadas pela OMS e DGS no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual e de distanciamento físico.
Assim nesta atividade que tem lugar num espaço exterior, o uso de equipamento de proteção individual como a máscara não é obrigatório. Contudo será opção do participante usar ou não.
Em contraponto a regra de distanciamento físico de 2 m lado a lado e 4 metros em fila é obrigatória e deve ser cumprida durante a atividade.
Quem estiver infetado ou com sintomas do Covid 19 não pode participar nos nossos eventos.
O incumprimento destas regras pode levar a exclusão da atividade.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
6h
Distância
16Km
Desnível
600m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Reveillon 2021/22

Jantar e festa de Passagem de Ano em espaço e ambiente privado e limitado aos clientes do Hotel com música ao vivo e ementa especial de reveillon e fogo de artificio
Sábado - 1 Jan

Nascente do Côa e Serra de Mesas

Percurso

Primeiro dia do ano!!! Claro, vamos caminhar... O percurso inicia-se no Largo da Praça, no centro dos Fóios. Daqui, seguimos para sul, por entre pequenos lameiros e soutos. Depois de atravessar o Rio Côa, os matos e os pinhais começam a dominar a paisagem, até à fronteira com Espanha. O percurso vai-nos levar ao longo da fronteira, numa área agreste marcada pela rudeza do clima. A vegetação é rasteira, deixando apreciar as espetaculares formas de erosão granítica, das quais se destaca a fracturação ortogonal perfeita, que origina as chamadas “Mesas” que deram o nome à serra. Por entre este autêntico “museu geológico” ao ar livre, vamos subindo até perto do cume da serra, a 1256 metros. A descida de volta aos Fóios inicia-se, passando pela nascente do Rio Côa. O percurso aproveita depois um troço do “caminho do contrabando”, usado nas deslocações para as aldeias espanholas. Já próximo dos Fóios, entra-se numa área de grande beleza, com lameiros verdejantes, carvalhais e grandes castanheiros separados por muros de xisto.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
5h
Distância
14Km
Desnível
400m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Domingo - 2 Jan

Pelos meandros das Termas do Cró e do Rio Côa

Percurso

Começamos a nossa caminhada bem cedo saindo diretamente do hotel para uma caminhada tranquilizadora nas margens do Coa. Faremos um trajeto que nos levará à Aldeia de Rapoula do Coa e às calmas margens do Rio Côa. Passaremos pelo Vale das Éguas onde faremos uma paragem para descansar e relaxar um pouco. As águas do Côa e as suas margens levam-nos à Aldeia Seixo do Côa onde começaremos o regresso ao nosso Hotel. Passaremos pelo Picoto do Seixo do Côa e pelas ruinas das antigas Termas do Cró onde atravessaremos umas poldras.

Informações Adicionais

Caso o caudal do rio Côa, não permita, teremos que fazer mais 4 kms.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
7h
Distância
14Km
Desnível
400m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó


Reservas Fechadas!

385,00
Por pessoa - quarto duplo
490,00
Por pessoa - quarto individual
O Preço Inclui:
3 noites de alojamento no Hotel Rural do Cró , com pequeno-almoço;
Jantar e festa de Passagem de Ano;
Acesso à Piscina
SPA - 20% desconto sobre o PVP no SPA
3 passeios pedestres;
Guia GT no terreno;
O Preço Não Inclui:
Transporte de ida e volta;
Transporte até inicio dos percursos;
Outras refeições;
Outros não especificamente referidos com incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 6

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

Este evento está esgotado, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...