Trilho dos Pastores/Serra de Arga

Trilho dos Pastores/Serra de Arga

New!
24
Set
- Trekking

A  24 de setembro, domingo, vamos seguir a senda dos pastores e penetrar no coração da Montanha Sagrada. Vamos percorrer a encosta leste da Serra d'Arga, subiremos ao santuário da Senhora do Minho para, a partir daí, explorar os recantos esquecidos da serra, num dos mais belos trilhos que esta oferece.


Localização

24
Set
-
10:00

Ponto de encontro: Cerquido - Largo da Aldeia - Cerquido, Ponte de Lima

Coordenadas GPS
Lat: N 41.805927
Long: W -8.676665

Hora de Fim
17:00 (24-Set-2023)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Domingo - 24 Set

Percurso

Após atravessar a típica aldeia do Cerquido, subiremos por uma antiga "calçada" ao santuário de Nossa Senhora do Minho, onde teremos oportunidade de visitar a gruta da santa que deu nome ao local e as capelinhas - a nova e velha. Passaremos depois ao lado do Alto do Espinheiro, o ponto mais elevado da serra, para desceremos à Fonte da Urze, onde nasce o Rio Âncora. Antes, atravessaremos as magníficas chãs D'Arga e apreciaremos os garranos à solta. Nesta altitude, apenas se ouve o som esbatido dos chocalhos, que sinalizam as manadas e os rebanhos, muitas vezes ocultos nas muitas covas da encosta. Numa zona verdadeiramente selvagem, atravessaremos a Porta do Lobo em direção à Calçada com o mesmo nome, uma região remota, até aos Moinhos do Covão, local verdadeiramente espetacular. Daí, rumamos à velha casa do guarda, esquecida pelos anos que a foram degradando, de onde se avista o Fojo do Lobo, no Alto do Cavalinho, isto depois de passar por Arga de Cima. Até ao Cerquido, o traçado revela paisagens magníficas e um trilho para verdadeiros amantes dos percursos de montanha.

Deve Levar

Agua (2L, embora haja fontes para reabastecer), chapéu, protetor solar (trilho com muita exposição), roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas (zonas com água no trilho e vegetação até ao joelho). Note-se que, mesmo em dias de calor, no planalto a sensação térmica pode ser de "frio cortante". Farnel (para 7 horas de atividade).
Dificuldade
3
Exigente
Duração
7h
Distância
17Km
Desnível
820m
Carlos Sousa Castro
Guia:
Carlos Sousa Castro


Reservas Fechadas!

15,00
Por Pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno
Seguro de acidentes pessoais
Seguro de Responsabilidade Civil
Licença RNAAT nº 508/2014 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro
Refeições
Outros não especificamente descritos como incluídos
Nº Mínimo de Participantes: 6

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

A data de reserva deste evento foi ultrapassada, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...