Percurso
A caminhada começa no parque de estacionamento da Ermida e do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, um conjunto de grande relevância histórica. Onde se encontram vestígios da época romana, como os muros de pedra visíveis, que pertencem a uma antiga villa romana, fundada na segunda metade do século I a.C. Seguimos em direção às aldeias de Faião e Cabrela, pela Rua dos Moinhos, atravessando terrenos agrícolas até alcançarmos a Ribeira da Cabrela. A partir daí, continuamos o percurso ao longo das suas margens, até chegarmos à Ponte Romana. O trajeto desenvolve-se acompanhando a linha de água, imerso numa paisagem de densos bosques, onde predominam choupos, salgueiros, carvalhos e outras espécies típicas das margens dos rios. Prosseguimos até o ponto de convergência da Ribeira da Cabrela com o Rio Lizandro, para então iniciar a desafiadora subida até a Aldeia de Broas, abandonada há mais de 40 anos. A aldeia está situada em uma área de terreno ondulado, com várias elevações cônicas, ou "broas", que deram origem ao seu nome.
Faremos uma pausa na sombra de um grande freixo, cercado por bancos de pedra, onde a população costumava se reunir para socializar e descansar.
Continuamos nosso percurso pela antiga Estrada Romana, que ligava Odrinhas a Faião, passando por Almorquim. Em seguida, termos outra subidinha desafiante em direção aos três Moinhos do Funchal, situados num ponto elevado, com vistas panorâmicas dos vales e campos agrícolas ao redor.
De regresso ao ponto de partida, poderemos prolongar o convívio com um Picnic partilhado, aproveitando o relvado e o telheiro da Ermida de São Miguel, para celebrar os três anos da Noémia Palmer como guia da GT!
Deve Levar
Água (1.5L), chapéu, roupa/calçado apropriado, protetor solar e farnel.