Faial – a Ilha Azul

Faial – a Ilha Azul

New!
07
Jun
- Trekking

De 7 a 11 de Junho venha conhecer mais está fantástica Ilha do nosso Arquipélago Açoreano - A Ilha Azul. Do Cabeço Gordo, o seu ponto mais elevado, o terreno desce suavemente até ao mar azul do atlântico. O namoro entre o azul floral das Hortências e o verde da vegetação e das pastagens dão-nos momentos de puro prazer que se prolonga desde o centro da ilha até à imensidão azul do mar. Tudo muda no Vulcão os Capelinhos, uma paisagem árida e agreste, onde o cinzento também deslumbra. 


Localização

07
Jun
-
21:00

Ponto de encontro: Hotel Horta

Coordenadas GPS
Lat: 38°32'09.0"N
Long: 28°37'46.2"W

Hora de Fim
18:00 (11-Jun-2023)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Quarta - 7 Jun

Recepção e Boas Vindas

Recepção e Boas Vindas – Hotel Horta - https://hotelhorta.pt/
Quinta - 8 Jun

Trilho da Levada

Percurso

Este percurso, que tem início no Cabeço dos Trinta, é considerado como um dos mais belos e apaixonantes da Ilha do Faial. Além disso, o trilho percorre a única levada da ilha e o que parece ser apenas um curso de água, é, na verdade, a maior obra de engenharia hidráulica dos Açores (Ano 1964)! Em todo o caminho a floresta Laurissilva estará presente, com uma grande variedade de fauna e flora que nos proporcionará momentos únicos de frescura, dada a presença constante da água da levada e de recantos encantados, onde se incluem alguns bosques de Criptomérias. Inserida em área de paisagem protegida da zona central da Ilha, dá-nos a conhecer zonas de grande interesse vulcanológico, como o da Península do Capelo.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
5h
Distância
15Km
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sexta - 9 Jun

Travessia da Ilha do Faial – Etapa 1

Percurso

Este trilho, que terá 2 etapas e faremos em dois dias, transporta-nos para a idade da formação da ilha, passando por cones vulcânicos, crateras, furnas e algares, locais misteriosos e caraterísticos das belas paisagens vulcânicas açorianas. Esta 1ª etapa tem início no lado Este da ilha, exatamente no local onde se começou a formar a ilha, com as erupções do antigo vulcão da Ribeirinha com cerca de 800.000 anos. Os primeiros kms do nosso dia são feitos em subida, por caminhos de outros tempos e que nos levam à Caldeira do Faial, cratera de um vulcão adormecido com 2Km de diâmetro e 400m de profundidade com origem há cerca de 500.000 anos e cujas sucessivas erupções construíram a zona central do Faial, denominado por complexo vulcânico dos Cedros. Em todo o percurso teremos oportunidade de ter vistas assombrosas sobre toda a Ilha, a floresta Laurissilva está presente e com toda a sua exuberância.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
7h
Distância
19Km
Desnível
1000m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sábado - 10 Jun

Travessia da Ilha do Faial – Etapa 2

Percurso

Iniciaremos o nosso dia no topo da Ilha e donos e senhores da mesma, o que significa que neste dia vamos descer bastante, até um dos sítios mais icónicos da Ilha, o vulcão dos Capelinhos. A, coberta por uma exuberante vegetação de Laurissilva, foi colapsando ao longo das suas diversas erupções, cuja mais recente ocorreu há apenas 1.200 anos. Sairemos da Caldeira do Faial, com os seus imponentes 1.000m de altitude e rodeados por paisagens luxuriantes, de floresta Laurissilva em direção a um autêntico deserto lunar na paisagem do vulcão dos Capelinhos, quase ao nível do mar, e frequentemente chamado o "último vulcão da linha". Durante a nossa descida vamos percorrer um autêntico alinhamento de cones vulcânicos que se inicia perto da Caldeira, há cerca de 15 000 anos e termina no vulcão dos Capelinhos, resultante da erupção de 1957/58, formando o atual complexo vulcânico do Capelo, a península vulcânica mais recente da Europa e onde terminaremos o nosso dia.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
7h
Distância
19Km
Desnível
1100m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Domingo - 11 Jun

Entre Montes

Percurso

Hoje é o nosso último dia, por isso teremos um dia mais tranquilo que nos permitirá disfrutar um pouco da cidade da Horta e do seu entorno e de alguns pontos de interesse na Ilha. Faremos um passeio que se desenrola entre os Montes da Guia e Queimado, locais de grande importância histórica faialense. Dada a sua localização estratégica, a península foi fulcral no desenvolvimento das telecomunicações entre a Europa e Estados Unidos, onde em 1893 foi instalado o 1º cabo telegráfico submarino, em funcionamento até 1969 e crucial em períodos como as Grandes Guerras Mundiais. Subindo até ao miradouro da Lira é possível ver a baía com o forte de São Sebastião na margem oposta, termos uma vista sobre a marina e toda a cidade da Horta. Passaremos pelo Aquário do Porto Pim (Porto Seguro), local de exibição das espécies mais comuns do mar dos Açores e seguidamente pela casa dos Dabney, família que habitou a Ilha entre 1.806 a 1.894 e que deixou obra feita na ilha. Poderemos também visitar o Morro de Castelo Branco e a restante costa da Ilha.
Dificuldade
1
Fácil
Distância
5Km
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Informações Adicionais

Os programas de Fim de Semana, Expedições e Grandes Viagens Green Trekker tem como objetivo, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.

Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.

Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.


Faça Já A Sua Reserva

560,00
Por Pessoa - Quarto Duplo
680,00
Por Pessoa - Quarto Single
O Preço Inclui:
O Preço Inclui:
4noites de alojamento com pequeno almoço;
1 jantar de grupo;
4 passeios pedestres;
Guia GT no terreno;
Seguro de Acidentes Pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
O Preço Não Inclui:
Voos de ida e volta;
Outras refeições;
Transfere Aeroporto para o Hotel
Nº Mínimo de Participantes: 6

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 14 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso email .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar