Da Estrada Romana ao Buraco Roto

Da Estrada Romana ao Buraco Roto

16
Mar
- Trekking

A de 16 de Março, sábado, o nosso destino leva-nos à espetacular vertente Oeste do Planalto de S. Mamede - nas proximidades de Porto de Mós - para um dia de caminhadas. Durante a manhã percorreremos o trilho da Estrada Romana, junto a Alqueidão da Serra, e de tarde aguarda-nos um trilho que terá como ponto alto a passagem pelo monumental Buraco Roto, nas imediações do Reguengo do Fetal.


Localização

16
Mar
-
10:00

Ponto de encontro: Rua da Estrada Romana, frente ao Clube de Caça, Pesca e Tiro de Alqueidão da Serra e Reguengo do Fetal

Coordenadas GPS
Lat: N 39° 36' 38.6"
Long: W 8° 46' 11.1"

Hora de Fim
16:30 (16-Mar-2019)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 16 Mar

Estrada Romana

Percurso

Este percurso desenvolve-se ao longo do limite Norte do Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros, em pleno planalto de S. Mamede, principalmente em torno do "Cabeço do Sol" uma elevação proeminente na paisagem da região. Partindo do ponto de encontro, a caminhada começa por cruzar toda a encosta Oeste deste cabeço, passando perto da aldeia de Casais dos Vales em direcção à pequena povoação de Covão de Oles. A partir deste ponto faremos a subida para Chão Nogueira, numa área dominada por cabeços e covões, pontilhada por matos de altitude, terrenos agrícolas e pequenos bosques de Carvalhos e Pinheiros, até atingirmos o Covão da Nicha e Cabeço do Costa, a partir de onde faremos a descida do Vale de Ourém até entrarmos no troço de estrada romana que fazia a ligação entre a Nazaré e Tomar e que nos conduzirá até ao final do percurso. No final da caminhada faremos um pequeno pic-nic com degustação de alguns produtos regionais.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
3h
Distância
9Km
Zé Cruz
Guia:
Zé Cruz

Buraco Roto

Percurso

Este percurso desenvolve-se em torno da icónica aldeia do Reguengo do Fetal e das belíssimas escarpas que delimitam a Noroeste esta área do planalto de S. Mamede. Iniciando a nossa caminhada no Largo da Praça da Fonte, na bela aldeia de Reguengo do Fetal, o nosso percurso irá levar-nos numa primeira fase em direcção a Sul até à base do Vale dos Ventos, cuja subida nos conduzirá à Serra da Andorinha e ao Cabeço do Poio. A partir deste ponto faremos a descida até ao Vale do Malhadouro, que devido às suas características únicas é um dos locais de referência para a prática da escalada no nosso país. É neste local que iremos encontrar a Pia da Ovelha, uma cova de grandes dimensões, cuja base serve de acesso à Chaminé - fenómeno natural resultante da erosão provocada pela água e pelo vento. Descendo depois através de um caminho empedrado, normalmente utilizado pelos peregrinos que se dirigem ao Santuário de Fátima, chegaremos a uma fenda que atravessaremos em direcção a um trilho que dará acesso ao espetacular Buraco Roto, cavidade de enorme importância que nas épocas mais chuvosas forma uma cascata.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
2h 30m
Distância
6Km
Zé Cruz
Guia:
Zé Cruz

Reservas Fechadas!

15,00
Por pessoa
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno
2 Caminhadas
Degustação de Produtos Regionais
Chá e Bolachas
Seguro de Acidentes Pessoais
Seguro de Responsabilidade Civil
Licença RNAAT nº 508/2014 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro;
Refeições;
Outros não especificamente descritos como incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 10

Reservas Fechadas!

Pedimos desculpa! :(

A data de reserva deste evento foi ultrapassada, por isso não podemos aceitar mais reservas.

Ver Outros Eventos...