Ascensão ao M’Goun e Vale das Rosas
De 6 a 14 de Setembro vamos realizar um incrível trekking que nos levará pelo Vale Ait Bouguemmaz, até ao planalto de Tarkeddit, cruzando aldeias e convivendo com o povo local ao mesmo tempo que desfrutamos das vistas das grandes cadeias montanhosas do Atlas. Em estilo de travessia faremos a ascenção ao cume do monte M’Goun (4068m) num dia que será inesquecível e de superação pessoal de cada um. Descobriremos ainda o Vale das Rosas e a famosa estrada de 1000 kasbahs no regresso a Marraquexe passando por Ouarzazate a encantadora cidade conhecida pelos seus estúdios de cinema. Uma oportunidade para conhecer outras culturas e visitar aldeias onde vive o Povo Bérbere.
Localização
Receção no aeroporto de Marraquexe Dormida em hotel
Transfere do aeroporto para hotel escolhido, resto do dia livre.Marraquexe, Demnate, Vale de Bouguemmaz, Agouti, acampamento em Azib n Ikkis
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Azib n Ikkis 2300 m, Col de Tarkeddit 3400 m, acampamento base Tarkeddit 2900 m.
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Ascensão ao Cume do Mgoun 4068 m, descida para Tiguitimt 2750m
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Tiguitimt 2750 m, Ifrin ait Hammou , Ameskar Fougani ,Amajgag 2000 m
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Amejgag ,Alemdoune 1700 m, Gorges Quati, El Hot, Hdida, berber house 1550 m.
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Kasbah Route, Ouarzazate, Marraquexe
Percurso
Rodrigo Viana Machado
Dia livre em Marraquexe
O dia é livre na cidade cor de ocre, obrigatório deambular pela famosa praça Jemaa el-Fna e explorar a Medina ao ritmo de cada um. Poderá visitar o Jardin Majorelle inspirado nos jardins islâmicos e que alberga cerca de 3000 espécies botânicas. À noite desafiamos a participar no jantar de despedida na praça Jemaa el-Fna que, entretanto, se transformou num gigantesco restaurante ao ar-livre.Voo de Regresso
Transfer hotel para o aeroporto e voo de regresso á cidade de origem.Informações Adicionais
Equipamento
Botas de caminhada;
Calçado para caminhar na água;
Saco-cama;
Casaco corta-vento Impermeável;
Chapéu e/ou bandarra para cabeça;Gorro e luvas quentes;
Roupas frescas e leves de secagem rápida;
Roupa quente para subida e final dos dias;
Pequena lanterna ou frontal;
Mochila de diária (25 a 30 litros);
Saco de viagem com cadeado (malas rígidas não!);
Óculos de Sol;
Toalha sintética de secagem rápida;
Condição Física e Saúde
Aqui pode encontrar algumas dicas e cuidados a ter com a sua saúde antes e durante as suas viagens.
Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.
Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.
Aconselha-se os participantes a efetuaram alguma preparação atempadamente. Poderão melhorar a sua performance e efetuar um treino de endurance, correndo 2x semana ou caminhando ao fim de semana 4 a 5 horas carregando uma mochila de 5 a 8 kg.
Algumas das viagens Green Trekker, são efectuadas em locais e zonas do globo onde os cuidados de saúde não seguem, por norma, os padrões ocidentais ou sofrem com problemas de saúde específicos da zona, e que por isso mesmo necessitam, por parte de quem viaja, de uma prevenção feita antes da sua partida.
Deixamos aqui alguns contactos que podem ser úteis para preparar a sua viagem no que toca aos cuidados de saúde.
Zona do Porto
Centro de Saúde dos Guindais (consulta de viajante)
Consultas e vacinação, com marcação prévia.
Atendimento:
- Segunda e terça-feira - das 14 às 17h30
- Quarta, quinta e sexta-feira - das 9 às 13 horas
Morada: Avenida Rodrigues de Freitas n.º 108
Tel.: 222 002 540
Zona Centro
Coimbra - Serviço de Sanidade Internacional
ACES Baixo Mondego I - Unidade de Saúde Pública
Rua Capitão Salgueiro Maia - Topo Norte Edifício Centro de Saúde Santa Clara - 3040-006 Coimbra
Telefone: 239 802 111
E-mail: tp.eduas-nim.arbmiocsrs@1ogednomoxiab.psu
Zona Grande Lisboa
Clínica de Medicina Tropical e do Viajante
Morada: Av. Liberdade, 129 - 7ºD - Lisboa
Tel.: 213 225 622 Fax: 213 225 668
Hospital Curry Cabral
Rua da Beneficência, 8 1069-166 Lisboa
Telefone: 217 924 322
Consultas e vacinação, com marcação prévia, por telefone ou presencialmente.
- Consulta: de segunda-feira a quinta-feira, das 14 às 16h30. Deve realizar-se 4 a 6 semanas antes da data prevista para a viagem.
- Vacinação: de segunda-feira a quinta-feira, das 10 às 11h30.
- Documentos necessários: Cartão do Utente, Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e Boletim de Vacinação.
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Morada: R. Junqueira, 96 1349-008 Lisboa
Tel.: 213 652 600 Fax: 213 632 105
E-mail: tp.lnu.tmhi@ofni Link: http://www.ihmt.unl.pt
Consulta do Viajante em Telemedicina
Apartado 1047 EC Paço de Arcos 2771-901 Paço de Arcos, Portugal
E-mail: moc.etnajaivodatlusnoc@lareg
Site: http://www.consultadoviajante.com
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Para viagens dentro da comunidade europeia aconselhamos que possua o este cartão.
Mais informação: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htm
Organização Mundial de Saúde
Neste site pode ficar a par das ultimas noticias respeitantes a doenças e epidemias emergentes em várias partes do mundo através dos relatórios. Pode ficar a saber também das vacinas necessárias ou de outro tipo de profilaxia necessária para viajar pelas mais diversas partes do mundo.
Link: Organização Mundial de Saúde
É DE FULCRAL IMPORTÂNCIA CONSULTAR O MÉDICO ANTES E DEPOIS DE VIAJAR
Mal da Altitude
O que é o Mal da Altitude?
Dores de cabeça, náuseas e vómitos aparecem porque o volume de oxigénio presente no ar que se respira começa a rarear. Desta forma, para manter os níveis exigidos ao organismo, o coração acelera o seu ritmo, bombeando o sangue com maior frequência a todas as partes do corpo, minimizando assim a falta de oxigénio. O ácido acetilsalissilico, presente na Aspirina e no Aspegic, por exemplo, ativa a circulação sanguínea facilitando o trabalho da hemoglobina, e fazendo desaparecer os sintomas do mal de altitude mais rapidamente. Teoricamente todos podemos sofrer do mal de altitude se subirmos acima de 2500 metros e sobretudo se essa subida for repentina. Na maioria dos casos os sintomas desaparecem passadas 24 ou 36 horas, no entanto, se os sintomas continuarem deverá avisar o guia que decidirá qual será o procedimento mais adequado. Nestas situações deverá repousar e descer para uma cota mais baixa, o mais rapidamente possível.
Como posso minorar as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha?
A boa forma física é um factor preponderante para reduzir as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha, ou seja, alguns meses antes da viagem deve praticar algum desporto que melhore a sua resistência aeróbica. Caminhar com frequência, subir e descer escadas (eliminar elevadores) serão boas formas de adquirir maior resistencia. A motivação psicológica, por vezes supera o esforço físico.
Se adoecer durante a viagem, o que é que me acontece?
Depende do local onde se encontra. Para a sua viagem deverá fazer um seguro de assistência em viagem que cubra controlo médico, despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização. Se estiver na montanha, estará sempre na companhia de um guia experiente que saberá ponderar a situação, ajudá-lo, e em caso de necessidade evacuá-lo o mais rapidamente possível.
Tenho que ter algum cuidado especial com a água que bebo nestas viagens? E com a comida?
Dependendo do destino, ter uma posição cautelosa perante os alimentos e a água é muito importante para que possamos evitar complicações, sobretudo quando se viaja para destinos tropicais, remotos e com reduzidas condições sanitárias. Assim, todos os alimentos que não estejam cozinhados ou que não se possam descascar, água (inclui o gelo) e leite não pasteurizado são potenciais veiculos e causadores de doença. Nunca devemos beber água da torneira e descasque sempre os frutos antes de os comer.
Documentos
Viagens na União Europeia:
Para viagens dentro da União Europeia deverão ser possuidores dos seguintes documentos - Passaporte, B.I ou Cartão do Cidadão Para assistência médica devem ser portadores do Cartão Europeu do Seguro de Doença
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;
Viagens fora da União Europeia
Devem ser portadores do Passaporte, Visto se necessário e BI ou Cartão de Cidadão
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;
Grandes Viagens GreenTrekker
As Grandes Viagens Green Trekker tem como objectivo, tal como o nome sugere, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.
Faça Já A Sua Reserva
Acompanhamento de Guia Português (Rodrigo Machado);
Guia local certificado de montanha;
Transferes do aeroporto ao hotel e hotel aeroporto;
Tendas e colchões;
Todas as refeições desde o almoço do Dia 02 até ao almoço do Dia 07;
Hotel em Marraquexe: Quarto e pequeno-almoço 3 noites;
Viagem de carro ao início do Trekking e volta do final do Trekking a Marraquexe;
Mulas e carregadores: 1 mula para cada 2 pessoas;
Água engarrafada
Seguro de Viagem
Voo Internacional
Todas as bebidas extras e/ou refrigerantes em Trekking
Refeições em Marraquexe;
Todas as gratificações para: guia, motorista, cozinheiro, muleteiros;
Se mulas extras: caso de fadiga, possível doença. 12 Euro/dia/mula;
Visitas extra (ex. estúdios Ouarzazate, Jardim Marjorelle, museus, etc);
Qualquer outro valor extra não mencionado;
Informações Importantes
Evento com Dificuldade Nível 5: Muito Difícil - Destinado a quem tem bastante experiência em Caminhar e uma excelente condição física. A resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso são preponderantes. O percurso pode apresentar desníveis muito acentuados e dificuldades técnicas significativas. Em alguns casos poderão ser necessários equipamentos e ferramentas específicas para vencer alguns obstáculos. A duração e a extensão da Caminhada, bem como o seu ritmo podem ser bastante elevados.
Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 16 anos.
Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.
Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso email tp.rekkertneerg@savreser.
Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.