Ascensão ao M’Goun e Vale das Rosas

Ascensão ao M’Goun e Vale das Rosas

New!
06
Set
- Montanhismo
- Trekking
- Internacional

De 6 a 14 de Setembro vamos realizar um incrível trekking que nos levará pelo Vale Ait Bouguemmaz, até ao planalto de Tarkeddit, cruzando aldeias e convivendo com o povo local ao mesmo tempo que desfrutamos das vistas das grandes cadeias montanhosas do Atlas. Em estilo de travessia faremos a ascenção ao cume do monte M’Goun (4068m) num dia que será inesquecível e de superação pessoal de cada um. Descobriremos ainda o Vale das Rosas e a famosa estrada de 1000 kasbahs no regresso a Marraquexe passando por Ouarzazate a encantadora cidade conhecida pelos seus estúdios de cinema. Uma oportunidade para conhecer outras culturas e visitar aldeias onde vive o Povo Bérbere.


Localização

06
Set
-
20:00

Ponto de encontro: Aeroporto Marrakech-Menara

Hora de Fim
11:00 (14-Set-2025)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 6 Set

Receção no aeroporto de Marraquexe Dormida em hotel

Transfere do aeroporto para hotel escolhido, resto do dia livre.
Domingo - 7 Set

Marraquexe, Demnate, Vale de Bouguemmaz, Agouti, acampamento em Azib n Ikkis

Percurso

Dormida camping – Alimentação tudo incluído – Duração 2h30 de caminhada e 6h00 de carro. Partida de manhã cedo em minibus de Marraquexe a 470m de altitude em direção à cidade de Demnate. Local para efetuarmos as últimas compras de abastecimento á expedição. Seguimos depois pelo Alto Atlas percorrendo uma estrada de montanha e atravessando várias e belas aldeias berberes. Efetuaremos paragem em Agouti para almoço antes de começar a nossa caminhada. Já acompanhados pelo nosso staff de cozinheiro, muleiros e suas respetivas mulas que carregarão todo o equipamento e material necessário para a nossa aventura, atravessaremos a grande aldeia de Arous e deslumbrados já por belas paisagens de montanha chegaremos a Azib n Ikis 2300 m, local do nosso primeiro acampamento.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
2h 30m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Segunda - 8 Set

Azib n Ikkis 2300 m, Col de Tarkeddit 3400 m, acampamento base Tarkeddit 2900 m.

Percurso

Dormida camping – Alimentação tudo incluído - Depois de bem alimentados, campo desmontando e bagagens entregues aos nossos carregadores, iniciamos o nosso trekking por uma subida gradual e muito agradável com longas curvas até ao Col de Tarkeddit aos 3400m, onde descansaremos e disfrutaremos das vistas panorâmicas e dos cumes circundantes da cadeia do Mgoun, incluindo o próprio cume do Mgoun 4068 m o nosso grande desafio para o dia seguinte. Daqui efetuamos uma longa descida de 2 horas para chegar ao campo de Tarkeddit onde estará já o nosso campo montado e onde é possível que partilhemos este lugar com famílias nômadas acampadas com os seus rebanhos de cabras, ovelhas e camelos. A tarde será livre para nos prepararmos para o dia de cume.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Terça - 9 Set

Ascensão ao Cume do Mgoun 4068 m, descida para Tiguitimt 2750m

Percurso

Dormida camping – Alimentação tudo incluído – Duração 9.00h - É o maior dia, sendo a ascensão opcional uma vez que existe a hipótese de seguir com os muleiros por rota alternativa. Vamos subir ao cume de uma das montanhas mais míticas do Atlas. 6h00 de subida e 2h30 de descida ou em alternativa (questões de meteorologia) seguimos o trilho das mulas que sobe a um Col de 3200m e que chegará ao acampamento Tiguitimt por volta de 14h00 (5h00 duração). Partida por volta das 5:30 em direção a pequenos cumes e vales atravessando zonas muito selvagens chegando ao local que nos levará pelo desfiladeiro Oumsoud. Seguimos a cordilheira que nos levará até a última tirada de 3h00 e finalmente cruzaremos a última e pequena cordilheira até atingirmos o famoso Cume do monte M’Goun e onde poderemos disfrutar da excecional vista panorâmica. Faremos um piquenique reforçado a meio-dia e após a longa subida, iniciamos a nossa descida de regresso que nos levará ao acampamento em Tiguitimt em 2h30.
Dificuldade
5
Muito Difícil
Duração
9h
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Quarta - 10 Set

Tiguitimt 2750 m, Ifrin ait Hammou , Ameskar Fougani ,Amajgag 2000 m

Percurso

Dormida camping – Alimentação tudo incluído – Este é um dia de recompensa depois da subida do dia anterior. A nossa caminhada começa por um bom trilho de mulas, e agora em vez de cumes, vales e ravinas, teremos pequenas subidas e grandes descidas num ritmo calmo onde poderemos apreciar as paisagens cheias de vegetação e belas aldeias berberes. Almoçaremos junto a uma pequena cascata. Pela tarde a caminhada far-se-á pelo Vale das Rosas com água abundante muita vegetação e lindos campos de rosas.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Quinta - 11 Set

Amejgag ,Alemdoune 1700 m, Gorges Quati, El Hot, Hdida, berber house 1550 m.

Percurso

Dormida habitação local ou camping – Alimentação tudo incluído - Dia de caminhada a um ritmo tranquilo descendo o vale/rio. Atravessamos as vilas de Amejgag e Alemdoune, e pelo desfiladeiro de água de Quati caminharemos por 40 minutos e chegamos assim à grande vila de Ameskar. Deixamos o Vale El quati e subimos a tizi n Tamstiguit 1800 m, para garantir a espetacular vista da vila de Boutaghrar, e descer até Timstiguit para almoçar e descansar junto ao rio Mgoun. Caminhando pelo leito deste rio, onde poderemos chegaremos à vila berbere de hdida onde pernoitaremos em uma casa berbere. – 300 m, 6 horas de caminhada. Aqui nos despedimos e agradecemos aos nossos muleiros que regressam às suas casas nessa à noite.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Sexta - 12 Set

Kasbah Route, Ouarzazate, Marraquexe

Percurso

Dormida no hotel – Alimentação Pequeno-almoço e Almoço – Iniciamos ainda mais um dia incrível com uma pequena caminhada de duas horas descendo pelo vale das rosas onde poderão existir ainda diversas travessias de um lado para o outro do rio, por pontes rudimentares, algumas apenas um tronco ou mesmo saltitando de pedra em pedra até ao final do nosso trekking. Regresso de minibus a Marraquexe pelo belo vale do Sul de Marrocos, Vale das Rosas, e Vale de 1000 Kasbahs com paragem em Kelaa a cidade capital das rosas, para visita às lojas de produtos feitos localmente com as rosas tão famosas desta região. Passamos ainda pela capital do Cinema de Marrocos Ouarzazate e chegaremos ao final do dia a Marraquexe.
Dificuldade
2
Moderado
Duração
2h 30m
Rodrigo Viana Machado
Guia:
Rodrigo Viana Machado
Sábado - 13 Set

Dia livre em Marraquexe

O dia é livre na cidade cor de ocre, obrigatório deambular pela famosa praça Jemaa el-Fna e explorar a Medina ao ritmo de cada um. Poderá visitar o Jardin Majorelle inspirado nos jardins islâmicos e que alberga cerca de 3000 espécies botânicas. À noite desafiamos a participar no jantar de despedida na praça Jemaa el-Fna que, entretanto, se transformou num gigantesco restaurante ao ar-livre.
Domingo - 14 Set

Voo de Regresso

Transfer hotel para o aeroporto e voo de regresso á cidade de origem.

Informações Adicionais

Botas de caminhada;
Calçado para caminhar na água;
Saco-cama;
Casaco corta-vento Impermeável;
Chapéu e/ou bandarra para cabeça;Gorro e luvas quentes;
Roupas frescas e leves de secagem rápida;
Roupa quente para subida e final dos dias;
Pequena lanterna ou frontal;
Mochila de diária (25 a 30 litros);
Saco de viagem com cadeado (malas rígidas não!);
Óculos de Sol;
Toalha sintética de secagem rápida;

Aqui pode encontrar algumas dicas e cuidados a ter com a sua saúde antes e durante as suas viagens.

Este tipo de viagens é destinado apenas a pessoas que já tenham alguma experiencia neste tipo de atividades e estejam bem preparadas física e mentalmente, para as dificuldades e adversidades que frequentemente encontramos nestes ambientes naturais.

Em caso algum, deverá inscrever-se para este tipo de viagens se tem algum problema físico, ou outro, que o possa de alguma forma limitar no seu desempenho, colocando assim em perigo a sua integridade física, bem como a do grupo em que está integrado.

Aconselha-se os participantes a efetuaram alguma preparação atempadamente. Poderão melhorar a sua performance e efetuar um treino de endurance, correndo 2x semana ou caminhando ao fim de semana 4 a 5 horas carregando uma mochila de 5 a 8 kg.

Algumas das viagens Green Trekker, são efectuadas em locais e zonas do globo onde os cuidados de saúde não seguem, por norma, os padrões ocidentais ou sofrem com problemas de saúde específicos da zona, e que por isso mesmo necessitam, por parte de quem viaja, de uma prevenção feita antes da sua partida.

Deixamos aqui alguns contactos que podem ser úteis para preparar a sua viagem no que toca aos cuidados de saúde.

Zona do Porto
Centro de Saúde dos Guindais (consulta de viajante)

Consultas e vacinação, com marcação prévia.
Atendimento: 

  • Segunda e terça-feira - das 14 às 17h30
  • Quarta, quinta e sexta-feira - das 9 às 13 horas

Morada: Avenida Rodrigues de Freitas n.º 108
Tel.: 222 002 540

Zona Centro
Coimbra - Serviço de Sanidade Internacional

ACES Baixo Mondego I - Unidade de Saúde Pública
Rua Capitão Salgueiro Maia - Topo Norte Edifício Centro de Saúde Santa Clara - 3040-006 Coimbra
Telefone: 239 802 111
E-mail:

Zona Grande Lisboa
Clínica de Medicina Tropical e do Viajante

Morada: Av. Liberdade, 129 - 7ºD - Lisboa
Tel.: 213 225 622 Fax: 213 225 668

Hospital Curry Cabral
Rua da Beneficência, 8 1069-166 Lisboa
Telefone: 217 924 322
Consultas e vacinação, com marcação prévia, por telefone ou presencialmente.

  • Consulta: de segunda-feira a quinta-feira, das 14 às 16h30. Deve realizar-se 4 a 6 semanas antes da data prevista para a viagem.
  • Vacinação: de segunda-feira a quinta-feira, das 10 às 11h30.
  • Documentos necessários: Cartão do Utente, Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e Boletim de Vacinação.

Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Morada: R. Junqueira, 96 1349-008 Lisboa
Tel.: 213 652 600 Fax: 213 632 105
E-mail: Link: http://www.ihmt.unl.pt

Consulta do Viajante em Telemedicina
Apartado 1047 EC Paço de Arcos 2771-901 Paço de Arcos, Portugal
E-mail:
Site: http://www.consultadoviajante.com

Cartão Europeu de Seguro de Doença
Para viagens dentro da comunidade europeia aconselhamos que possua o este cartão.
Mais informação: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htm

Organização Mundial de Saúde
Neste site pode ficar a par das ultimas noticias respeitantes a doenças e epidemias emergentes em várias partes do mundo através dos relatórios. Pode ficar a saber também das vacinas necessárias ou de outro tipo de profilaxia necessária para viajar pelas mais diversas partes do mundo.
Link: Organização Mundial de Saúde

É DE FULCRAL IMPORTÂNCIA CONSULTAR O MÉDICO ANTES E DEPOIS DE VIAJAR

Mal da Altitude

O que é o Mal da Altitude?
Dores de cabeça, náuseas e vómitos aparecem porque o volume de oxigénio presente no ar que se respira começa a rarear. Desta forma, para manter os níveis exigidos ao organismo, o coração acelera o seu ritmo, bombeando o sangue com maior frequência a todas as partes do corpo, minimizando assim a falta de oxigénio. O ácido acetilsalissilico, presente na Aspirina e no Aspegic, por exemplo, ativa a circulação sanguínea facilitando o trabalho da hemoglobina, e fazendo desaparecer os sintomas do mal de altitude mais rapidamente. Teoricamente todos podemos sofrer do mal de altitude se subirmos acima de 2500 metros e sobretudo se essa subida for repentina. Na maioria dos casos os sintomas desaparecem passadas 24 ou 36 horas, no entanto, se os sintomas continuarem deverá avisar o guia que decidirá qual será o procedimento mais adequado. Nestas situações deverá repousar e descer para uma cota mais baixa, o mais rapidamente possível.

Como posso minorar as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha?
A boa forma física é um factor preponderante para reduzir as hipóteses de sofrer do Mal da Montanha, ou seja, alguns meses antes da viagem deve praticar algum desporto que melhore a sua resistência aeróbica. Caminhar com frequência, subir e descer escadas (eliminar elevadores) serão boas formas de adquirir maior resistencia. A motivação psicológica, por vezes supera o esforço físico.

Se adoecer durante a viagem, o que é que me acontece?
Depende do local onde se encontra. Para a sua viagem deverá fazer um seguro de assistência em viagem que cubra controlo médico, despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização. Se estiver na montanha, estará sempre na companhia de um guia experiente que saberá ponderar a situação, ajudá-lo, e em caso de necessidade evacuá-lo o mais rapidamente possível.

Tenho que ter algum cuidado especial com a água que bebo nestas viagens? E com a comida?
Dependendo do destino, ter uma posição cautelosa perante os alimentos e a água é muito importante para que possamos evitar complicações, sobretudo quando se viaja para destinos tropicais, remotos e com reduzidas condições sanitárias. Assim, todos os alimentos que não estejam cozinhados ou que não se possam descascar, água (inclui o gelo) e leite não pasteurizado são potenciais veiculos e causadores de doença. Nunca devemos beber água da torneira e descasque sempre os frutos antes de os comer.

Viagens na União Europeia:
Para viagens dentro da União Europeia deverão ser possuidores dos seguintes documentos - Passaporte, B.I ou Cartão do Cidadão Para assistência médica devem ser portadores do Cartão Europeu do Seguro de Doença
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

Viagens fora da União Europeia
Devem ser portadores do Passaporte, Visto se necessário e BI ou Cartão de Cidadão
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

As Grandes Viagens Green Trekker tem como objectivo, tal como o nome sugere, viajar para locais longínquos e remotos, que possuam estilos e condições de vida diferentes da que estamos habituados, pelo que poderá ser uma experiência invulgar, que não nos é familiar ou confortável. Para este tipo de viagens de aventura devemos estar sempre preparados para enfrentar situações novas e de alguma forma imprevisíveis. Em alguns momentos e até mesmo quando tudo está programado, as coisas podem não correr como esperado, pelo que quando isso acontece, a compreensão, a boa disposição e a paciência  e ponderação, serão sempre pontos a nosso favor e que nos ajudarão a ultrapassar as situações e a continuar a disfrutar da nossa viagem.


Faça Já A Sua Reserva

940,00
Por pessoa em quarto partilhado
1.000,00
Por pessoa em single ( Só nas 3 noites de Marraquexe )
O Preço Inclui:
Acompanhamento de Guia Português (Rodrigo Machado);
Guia local certificado de montanha;
Transferes do aeroporto ao hotel e hotel aeroporto;
Tendas e colchões;
Todas as refeições desde o almoço do Dia 02 até ao almoço do Dia 07;
Hotel em Marraquexe: Quarto e pequeno-almoço 3 noites;
Viagem de carro ao início do Trekking e volta do final do Trekking a Marraquexe;
Mulas e carregadores: 1 mula para cada 2 pessoas;
Água engarrafada
Seguro de Viagem
O Preço Não Inclui:
Voo Internacional
Todas as bebidas extras e/ou refrigerantes em Trekking
Refeições em Marraquexe;
Todas as gratificações para: guia, motorista, cozinheiro, muleteiros;
Se mulas extras: caso de fadiga, possível doença. 12 Euro/dia/mula;
Visitas extra (ex. estúdios Ouarzazate, Jardim Marjorelle, museus, etc);
Qualquer outro valor extra não mencionado;
Nº Mínimo de Participantes: 6

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 5: Muito Difícil - Destinado a quem tem bastante experiência em Caminhar e uma excelente condição física. A resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso são preponderantes. O percurso pode apresentar desníveis muito acentuados e dificuldades técnicas significativas. Em alguns casos poderão ser necessários equipamentos e ferramentas específicas para vencer alguns obstáculos. A duração e a extensão da Caminhada, bem como o seu ritmo podem ser bastante elevados.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 16 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso email .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar