Alijó: recanto esquecido do Douro Vinhateiro

Alijó: recanto esquecido do Douro Vinhateiro

13
Fev
- Trekking

De 13 a 16 de Fevereiro, aproveitando o Carnaval, vamos rumar a Alijó para explorar esta zona em caminhadas que nos dão a conhecer a diversidade de paisagens que serpenteiam o Rio Tua.  


Localização

13
Fev
-
21:20

Ponto de encontro: Hotel Quinta da Seixada

Coordenadas GPS
Lat: 41°16'51.6"N
Long: 7°28'24.2"W

Hora de Fim
20:00 (16-Fev-2021)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sábado - 13 Fev

Percurso

Chegada ao Hotel Quinta da Seixada para 3 noites de alojamento com pequeno-almoço http://www.quintadaseixeda.com/
Dificuldade
0
Sem Dificuldade
Emanuel Ribeiro
Guia:
Emanuel Ribeiro
Domingo - 14 Fev

Em busca da Pala Pinta

Percurso

Partindo da aldeia de Carlão vamos caminhar em direção ao santuário de Santa Bárbara. Por entre densos pinhais, campos de cultivo vinhas e zonas rochosas, os granitos vão marcar as nossas paisagens. O santuário de Santa Bárbara, ao lado da aldeia de Santa Eugénia, dá-nos uma perspetiva perfeita sobre os principais cultivos destas terras, com as encostas com retalhos de vinha, olival e amendoal. Daqui começamos a procurar o lugar da Pala Pinta, onde os nossos antepassados se abrigaram e deixaram enigmáticas figuras pintadas nas rochas. Continuamos o nosso percurso por pequenos caminhos agrícolas, por entre pequenas vinhas. O vale do Tua marca a paisagem, e quando nos apercebemos, temos à nossa frente as enigmáticas figuras da Pala Pinta.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
6h
Distância
19Km
Desnível
670m
Emanuel Ribeiro
Guia:
Emanuel Ribeiro
Segunda - 15 Fev

Subida à Senhora da Cunha

Percurso

Este percurso inicia-se junto à margem do rio Tua, na aldeia do Amieiro, concelho de Alijó. Os nossos caminhos irão acompanhar as margens do Tua passando por pequenos quintais e olivais em socalcos tão característicos destas encostas declivosas. À medida que vamos subindo vamos passando por mais olivais e vinhas, mas também por áreas de bosques onde o sobreiro e o zimbro imperam sobre as urzes, tojos e carquejas, que, com as suas flores, enchem de cor estas encostas. Quanto mais subimos mais a paisagem impressiona, avista-se o extenso vale do rio Tua e outros vales bastante encaixados e sinuosos de pequenos rios e ribeiros que, ao longo dos tempos, foram sulcando a paisagem. Do alto do monte da Senhora da Cunha teremos uma incrível paisagem observando-se o vale do Tua, o vale do Douro, a vila de Alijó e outras pequenas aldeias e lugares que pontuam a paisagem. Torneando o monte da Senhora da Cunha, daremos início à descida de regresso ao nosso ponto de partida.
Dificuldade
4
Difícil
Duração
6h
Distância
17Km
Desnível
900m
Emanuel Ribeiro
Guia:
Emanuel Ribeiro
Terça - 16 Fev

Trilho das Fragas Más

Percurso

O nosso percurso vai iniciar-se no jardim das laranjeiras na aldeia de São Mamede de Ribatua, no concelho de Alijó. Acompanhando a ribeira de São Mamede, que teremos de atravessar várias vezes, vamos descer em direção ao imponente vale do rio Tua com paisagens de perder a respiração. O nosso percurso vai desenvolver-se sempre a meia encosta levando-nos a passar por sobreirais muito bem conservados e que fazem destas encostas o habitat preferencial de tantas espécies de aves que vamos ver e ouvir ao longo de todo o percurso. Um pouco mais adiante, vamos passar por entre alguns dos laranjais onde é produzida a já afamada laranja de Ribatua. O percurso começa então a subir transportando-nos por um diversificado mosaico agrícola que, para além da sua beleza cénica, nos transporta para outros tempos. É este o cenário que nos vai acompanhar até ao nosso regresso à aldeia de São Mamede.
Dificuldade
3
Exigente
Duração
4h
Distância
13Km
Desnível
670m
Emanuel Ribeiro
Guia:
Emanuel Ribeiro

Faça Já A Sua Reserva

275,00
Por pessoa - quarto duplo
310,00
Por pessoa - quarto individual
O Preço Inclui:
Guia GT no terreno;
3 noites de alojamento no Hotel Quinta da Seixada, com pequeno-almoço;
Jantar de grupo;
3 passeios pedestres;
Seguro de acidentes pessoais;
Seguro de Responsabilidade Civil;
Licença RNAAT n.º 1414/2016 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.
O Preço Não Inclui:
Transporte até ao ponto de encontro;
Refeições;
Outros não especificamente descritos como incluídos.
Nº Mínimo de Participantes: 10

Informações Importantes

Por favor, leia atentamente antes de se inscrever.

Evento com Dificuldade Nível 4: Difícil - Recomendamos estas Caminhadas a pessoas com experiência em Caminhada, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. Os desníveis são consideráveis e o percurso poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distancias a percorrer podem ser mais extensas, bem como a duração das mesmas e o ritmo imposto à Caminhada.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 14 anos.

Seguro: A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso mail .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar