À descoberta da Serra da Malcata

À descoberta da Serra da Malcata

17
Nov
- Mais do que Um Dia
- Trekking

De 17 a 19 de Novembro vamos rumar á Serra da Malcata, um dos últimos redutos naturais do território nacional, e uma das zonas de eleição para a preservação do Lince Ibérico - uma espécie em vias de extinção. Num fim de semana de caminhadas venha descobrir trilhos de rara beleza junto às margens do Rio Côa, conhecer as famosas «mesas» - um autêntico museu geológico ao vivo, entre outras maravilhas. 


Localização

17
Nov
-
21:00

Ponto de encontro: Hospedaria Robalo - Sabugal

Hora de Fim
18:00 (19-Nov-2017)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Abrir mapa
Sexta - 17 Nov

Recepção de boas vindas

Chegada à Hospedaria Robalo - http://www.turismo-robalo.com/ onde ficaremos instalados duas noites
Sábado - 18 Nov

Trilhos do Vale de Espinho

Percurso

O nosso percurso tem inicio no Largo da Fonte da Aldeia de Vale de Espinho. Partimos daqui e em direção aos vales que circundam a aldeia e que são banhados pelo Rio Côa. Acompanharemos as margens do Côa, em grande parte do nosso percurso, passando por entre bosques de Carvalhos e Castanheiros e campos agrícolas cultivados. Deixamos por alguns momentos as margens do Côa por um trilho que nos levará cerca de 1 km mais à frente a passar pelo Pontão das Poldras e as ruinas do Moinho do Rato. Aqui atravessaremos o Rio Côa e começaremos a subir em direção aos meandros da Serra da Malcata. Vamos atravessar alguns riachos até que nos vamos deparar com um grande terreiro onde encontraremos uma capela e uma zona de romarias onde pararemos para almoçar. Continuaremos o nosso percurso entranhando-nos um pouco mais na Serra até que começaremos a descer em direção a um imenso lago onde se situa um viveiro de Trutas. Daqui acompanharemos uma levada que nos levará de volta ao Rio Côa e às suas margens encantadoras, cobertas de Lameiros e Carvalhos até que entraremos novamente na aldeia de Vale de Espinho.

Deve Levar

Levar: água, chapéu, roupa de chuva, calçado apropriado e farnel.
Caneca para beber o chá. (Não fornecemos copos por motivos ambientais)
Dificuldade
2
Moderado
Duração
5h
Distância
16Km
Desnível
380m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó
Sexta - 17 Nov

Nascente do Côa e Serra de Mesas

Percurso

O percurso inicia-se no Largo da Praça, no centro dos Fóios. Daqui, seguimos para sul, por entre pequenos lameiros e soutos. Depois de atravessar o Rio Côa, os matos e os pinhais começam a dominar a paisagem, até à fronteira com Espanha. O percurso vai-nos levar ao longo da fronteira, numa área agreste marcada pela rudeza do clima. A vegetação é rasteira, deixando apreciar as espetaculares formas de erosão granítica, das quais se destaca a fracturação ortogonal perfeita, que origina as chamadas “Mesas” que deram o nome à serra. Por entre este autêntico “museu geológico” ao ar livre, vamos subindo até perto do cume da serra, a 1256 metros. A descida de volta aos Fóios inicia-se, passando pela nascente do Rio Côa. O percurso aproveita depois um troço do “caminho do contrabando”, usado nas deslocações para as aldeias espanholas. Já próximo dos Fóios, entra-se numa área de grande beleza, com lameiros verdejantes, carvalhais e grandes castanheiros separados por muros de xisto.

Deve Levar

Levar: água, chapéu, roupa de chuva, calçado apropriado e farnel.
Caneca para beber o chá. (Não fornecemos copos por motivos ambientais)
Dificuldade
3
Exigente
Duração
5h
Distância
14Km
Desnível
410m
Miguel Vilardebó
Guia:
Miguel Vilardebó

Faça Já A Sua Reserva

190,00
Por pessoa em quarto duplo
215,00
Por pessoa em quarto single
O Preço Inclui:
2 noites de alojamento na Hospedaria Robalo com pequeno-almoço
. Jantar de Sábado
. 2 passeios pedestres
. Guia GT no terreno
. Chá e bolachas durante os passeios pedestres
O Preço Não Inclui:
Transporte de ida e volta até ao Sabugal
Transporte até inicio dos percursos
Outras refeições
Outros não especificamente referidos com incluídos
Nº Mínimo de Participantes: 10

Importante

A sua inscrição é obrigatória, para que possamos ativar o seu seguro. Sem fazer a inscrição online, não poderá participar neste evento.

Para a sua reserva ficar activa deve fazer o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por email. Deverá enviar comprovativo de pagamento para o nosso mail .

Se está a inscrever mais do que uma pessoa, preencha um formulário por cada participante para que possamos ativar o seguro.

Obrigado!

A sua inscrição foi enviada. Irá receber um email de confirmação. Se não encontrar o email, por favor verifique a sua pasta de spam.
Fazer Nova Reserva

Pedimos desculpa! :(

Algo não funcionou e não nos foi possível processar a sua inscrição. Por favor tente mais tarde.
Fechar